Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVanin, Aline Aver-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4593242H8por
dc.contributor.advisor1Costa, Jorge Campos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:34Z-
dc.date.available2008-05-09-
dc.date.issued2008-01-10-
dc.identifier.citationVANIN, Aline Aver. A relevância em comunicação : a construção de inferências internas e externas a filmes publicitários. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1860-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo verificar a consistência da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1986; 1995), um modelo de comunicação e cognição humanas que se propõe a explicar de que forma os indivíduos processam mentalmente as informações nas trocas comunicativas cotidianas através da formulação de inferências. Assim, abordam-se aspectos como a comunicação ostensivo-inferencial, a manifestabilidade mútua, o ambiente cognitivo de cada indivíduo, a formação do contexto e o raciocínio dedutivo subjacentes à condição humana. A fim de exemplificar como o processo inferencial humano ocorre, cinco peças publicitárias audiovisuais foram selecionadas pela interação entre os personagens representar situações-tipo de interação comunicativa. Por isso, considerou-se analisar as inferências internas ao comercial, ou seja, não levando em conta as características informativas e persuasivas adotadas pela publicidade. Através desses filmes, foi possível corroborar a arquitetura conceitual dessa teoria, em especial a questão do esforço de processamento e efeitos cognitivos gerados no momento da conversação. Essa dicotomia representa, para muitos autores, uma questão problemática, visto que Sperber & Wilson não descrevem de modo claro como o falante acessa os esforços do ouvinte para que a informação seja relevante. Por esse motivo, esse aspecto foi também avaliado no momento da análise das inferências internas. Além disso, pensou-se ser importante demonstrar como a audiência percebe a intenção comunicativa dos anunciantes, e por isso as inferências externas ao comercial também foram analisadas. Essas inferências estão além da troca comunicativa dos personagens, permitindo uma investigação sobre como os implícitos desses filmes são compreendidos por seu público-alvo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400380.pdf: 7788798 bytes, checksum: d95425c780e53a7c0e6446fde7cbe34e (MD5) Previous issue date: 2008-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9774/400380.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGÜÍSTICA)por
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpor
dc.subjectPUBLICIDADE - LINGUAGEMpor
dc.subjectPROPAGANDApor
dc.subjectINFERÊNCIApor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA relevância em comunicação : a construção de inferências internas e externas a filmes publicitáriospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400380.pdfTexto Completo7,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.