Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOsório, Claudia Sanches Moreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4599584T3por
dc.contributor.advisor1Pereira, Vera Wannmacher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:31Z-
dc.date.available2008-04-28-
dc.date.issued2008-01-15-
dc.identifier.citationOSÓRIO, Claudia Sanches Moreira. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850-
dc.description.resumoA presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos prévios e compreensão do conteúdo e da estrutura do texto através de leitura dramatizada, questionamentos e resumo (TLO), comparando o uso de seqüências narrativas na escritura de textos produzidos pelos alunos, quando o gênero está vinculado ao texto-fonte, conto, quando for determinado pelo professor, notícia e, finalmente, quando o gênero narrativo for de livre escolha do aluno. Os alunos apresentaram desempenho mais positivo, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, nas situações que envolveram trabalho de leitura orientada TLO, especialmente nos gêneros notícia e conto. Desse modo, os resultados indicam relação positiva entre trabalho de leitura e produção escrita. Considerando os resultados da pesquisa, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos com maior número de produções textuais para atestar a consistência da metodologia de trabalho TLO e verificar em que medida seu uso pode determinar positividade nas análises entre os gêneros da narrativa.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400602.pdf: 14332638 bytes, checksum: 875a7a1d9645fcce4bfaee4be59d362e (MD5) Previous issue date: 2008-01-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9772/400602.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGÜÍSTICApor
dc.subjectPSICOLINGÜÍSTICApor
dc.subjectLEITURApor
dc.subjectESCRITApor
dc.subjectPRODUÇÃO TEXTUALpor
dc.subjectNARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICApor
dc.subjectCOMPREENSÃO DE TEXTOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleProdução textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escritapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400602.pdfTexto Completo14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.