Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Osório, Claudia Sanches Moreira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4599584T3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Vera Wannmacher | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:31Z | - |
dc.date.available | 2008-04-28 | - |
dc.date.issued | 2008-01-15 | - |
dc.identifier.citation | OSÓRIO, Claudia Sanches Moreira. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos prévios e compreensão do conteúdo e da estrutura do texto através de leitura dramatizada, questionamentos e resumo (TLO), comparando o uso de seqüências narrativas na escritura de textos produzidos pelos alunos, quando o gênero está vinculado ao texto-fonte, conto, quando for determinado pelo professor, notícia e, finalmente, quando o gênero narrativo for de livre escolha do aluno. Os alunos apresentaram desempenho mais positivo, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, nas situações que envolveram trabalho de leitura orientada TLO, especialmente nos gêneros notícia e conto. Desse modo, os resultados indicam relação positiva entre trabalho de leitura e produção escrita. Considerando os resultados da pesquisa, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos com maior número de produções textuais para atestar a consistência da metodologia de trabalho TLO e verificar em que medida seu uso pode determinar positividade nas análises entre os gêneros da narrativa. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400602.pdf: 14332638 bytes, checksum: 875a7a1d9645fcce4bfaee4be59d362e (MD5) Previous issue date: 2008-01-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9772/400602.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | PSICOLINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | LEITURA | por |
dc.subject | ESCRITA | por |
dc.subject | PRODUÇÃO TEXTUAL | por |
dc.subject | NARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | COMPREENSÃO DE TEXTOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
400602.pdf | Texto Completo | 14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.