Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaldeira, Evandro Weigert-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757094T5por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Vera Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:30Z-
dc.date.available2008-04-22-
dc.date.issued2008-01-23-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Evandro Weigert. Perfil do professor-leitor de poesia : experiências de leitura de professores de Santa Maria RS. 2008. 258 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1848-
dc.description.resumoEsta investigação propõe-se a analisar o professor enquanto leitor de poesia, em uma pesquisa de campo aplicada a docentes da área de Letras, que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na cidade de Santa Maria RS. O trabalho pretende verificar a presença de textos poéticos como leitura do professor e de que forma ele utiliza poemas em sala de aula. Para isso, levam-se em conta aspectos como a capacidade que esse profissional tem de buscar textos poéticos e de selecioná-los segundo seus interesses e suas necessidades. Além disso, procura-se analisar se o professor sabe dialogar com os poemas e se sabe trocar informações com outros leitores. A partir disso, pretende-se traçar um perfil do professor como leitor de poesia, com base no seu histórico de vida cultural e profissional. Como aporte teórico, enfocam-se a sociologia da leitura, a leitura e a formação do leitor e teorias do texto poético. De forma a comprovar os objetivos da pesquisa, são aplicados dois instrumentos, uma ficha de dados pessoais e um questionário semi-estruturado, a vinte e um professores que compõem a amostra desta pesquisa. Dessa forma, pretende-se contribuir para os trabalhos que buscam alternativas para a qualificação do professor enquanto leitor de poesia e profissional capaz de trabalhar com textos poéticos em sala de aula de uma maneira adequada.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399586.pdf: 863874 bytes, checksum: dddba062435fda5a3ad1ac2179963f86 (MD5) Previous issue date: 2008-01-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9744/399586.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPOESIA E ENSINOpor
dc.subjectLEITURA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectLEITURA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectLEITURA - PROFESSORESpor
dc.subjectLEITORES - FORMAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titlePerfil do professor-leitor de poesia : experiências de leitura de professores de Santa Maria RSpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399586.pdfTexto Completo843,63 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.