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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1839
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ferrari, Magaly | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772864H4 | por |
dc.contributor.advisor1 | Poersch, José Marcelino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:28Z | - |
dc.date.available | 2008-04-03 | - |
dc.date.issued | 2008-01-22 | - |
dc.identifier.citation | FERRARI, Magaly. A hipótese do período crítico no aprendizado da língua estrangeira analisada à luz do paradigma conexionista. 2008. 233 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1839 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi analisar, à luz do Conexionismo, a Hipótese do Período Crítico para o aprendizado de línguas estrangeiras e verificar se o desempenho fonético-fonológico e morfo-sintático do grupo G1, dos pré-adolescentes de 10 a 12 anos, era superior ao dos adultos, do grupo G2, indivíduos acima de 20 anos, no instrumento de desempenho de produção oral em língua inglesa. O teste foi aplicado, depois de 80 horas-aula, para grupos G1 e G2 de alunos de quinta série de uma escola pública de Porto Alegre. A freqüência e o percentual dos desvios dos grupos foram tratados estatisticamente, permitindo parcialmente a corroboração da hipótese desta pesquisa: quanto aos aspectos fonético-fonologicos, o G2 apresentou um número maior de processos. A diferença entre os dois grupos no total foi de 5% (p<0,O5): a média do G1 foi de 39,65% e a do G2, de 49,57%, e um desvio padrão de 9,69 para o G1 e 11,44 para o G2 (p = 0,003). Já nos aspectos morfo-sintáticos, a diferença entre os dois grupos não foi estatisticamente significativa: o G1 ficou com um percentual de 1,22% e o G2 de 1,00%, com um desvio padrão de 1,59 para o G1 e 1,35 para o G2 (p=0,620). Portanto, conclui-se que há uma maior transferência da língua materna para a língua estrangeira, principalmente quanto aos aspectos fonético-fonológicos que foram interpretados através do Paradigma Conexionista, cujos padrões nessa área parecem sofrer maior influência da primeira língua na idade adulta. Quanto aos aspectos morfo-sintáticos, a hipótese não foi corroborada, sendo lançada uma outra para uma futura pesquisa que é o nível de consciência e de atenção dos adultos nesta área. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399922.pdf: 771563 bytes, checksum: a31b182cc76db8fe8e51b5346307a439 (MD5) Previous issue date: 2008-01-22 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9586/399922.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | LÍNGUAS - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | CONEXIONISMO | por |
dc.subject | AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A hipótese do período crítico no aprendizado da língua estrangeira analisada à luz do paradigma conexionista | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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File | Description | Size | Format | |
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