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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Toffoli, Melissa Bernardes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556935J8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lamprecht, Regina Ritter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:27Z | - |
dc.date.available | 2008-04-03 | - |
dc.date.issued | 2008-01-16 | - |
dc.identifier.citation | TOFFOLI, Melissa Bernardes. O papel da estimulação das habilidades auditivo-verbais na consciência fonológica de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1838 | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi verificar a possibilidade de estimulação de habilidades auditivo-verbais de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental com hipótese de escrita pré-silábica, e o efeito dessa estimulação na consciência fonológica. A população em estudo é constituída por 48 crianças de duas turmas do nível A10 de uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Após os responsáveis pelas crianças terem assinado o termo de Consentimento Livre e esclarecido, iniciou-se o processo de seleção da amostra, constituído de uma entrevista informal da linguagem, triagem auditiva e cognitiva, para descartar, respectivamente, alterações de linguagem, auditivas e no desenvolvimento cognitivo que pudessem influenciar o desempenho na avaliação da consciência fonológica e o aproveitamento da estimulação auditiva proposta. Também fez parte dessa seleção a coleta de uma amostra da escrita com objetivo de descartar as crianças que não apresentassem hipótese de escrita pré-silábica. Os alunos que se enquadraram neste estudo foram avaliados através do instrumento CONFIAS - Consciência fonológica: instrumento de avaliação seqüencial. O programa de estimulação das habilidades auditivo-verbais foi aplicado em uma das turmas (grupo experimental). A outra turma constituiu o grupo controle. A estimulação das habilidades auditivas foi realizada em 15 sessões com duração de 15 a 30 minutos, ao longo de seis semanas. As habilidades auditivas estimuladas direta e indiretamente foram: detecção, discriminação, análise e síntese, reconhecimento, seqüencialização e fechamento. Após a aplicação do programa de estimulação das habilidades auditivo-verbais, a consciência fonológica de ambos os grupos (controle e experimental) foi reavaliada. Com a descrição e a análise da aplicação do programa de estimulação, constatou-se que as habilidades auditivo-verbais podem ser estimuladas em sala de aula, desde que sejam considerados aspectos referentes ao formato da sessão (freqüência, tempo de duração e número de tarefas por sessão) e aspectos relacionados a características da própria tarefa (o tipo de atividade - individual ou em grupo -, o material utilizado - impresso e em áudio - e a demanda cognitiva da tarefa). O desempenho silábico inicial dos participantes de ambos os grupos esteve correlacionado com a taxa de crescimento nesse nível, porém não foram encontradas correlações entre o desempenho silábico inicial e a taxa de crescimento no nível fonêmico. Como a assiduidade dos participantes nas sessões do programa de estimulação foi variável (entre 53,33 e 93,33%), realizou-se uma análise intragrupo, através da qual foi verificada a correlação entre a assiduidade e a taxa de crescimento no nível fonêmico. Embora não tenham sido constatadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de uma avaliação para outra em nenhuma das tarefas de consciência fonológica, é possível que a estimulação das habilidades auditivo- verbais tenha influenciado o crescimento dos participantes do grupo experimental no nível fonêmico. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399924.pdf: 822338 bytes, checksum: d3626bbd3549bb60079c89a200a9ab8c (MD5) Previous issue date: 2008-01-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9570/399924.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | FONOLOGIA - CRIANÇAS | por |
dc.subject | FALA | por |
dc.subject | AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM | por |
dc.subject | ESCRITA - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | O papel da estimulação das habilidades auditivo-verbais na consciência fonológica de crianças do primeiro ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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399924.pdf | Texto Completo | 803,06 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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