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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mello, Renato Dias de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730762D7#Formacaoacademica/Titulacao | por |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Alice Therezinha Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788227A9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:25Z | - |
dc.date.available | 2008-02-28 | - |
dc.date.issued | 2006-03-17 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Renato Dias de. A pintura verbal de Armindo Trevisan. 2006. 250 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1830 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação entre o espaço poético e o pictórico como produtores de sentidos nos poemas intertextuais de Armindo Trevisan. Também estuda a estrutura poética da obra do autor, bem como os quadros dos pintores. Trevisan é um poeta ainda pouco estudado no universo acadêmico. Tem recebido da crítica e da mídia crescente reconhecimento, tanto como poeta quanto como ensaísta de arte. Embora o trabalho tenha como recorte somente os poemas pictóricos, analisou-se quase toda a sua obra poética, constituída de quinze livros, a contar da estréia, com A surpresa de ser (1967), até Os sonhos nas mãos (2004). Procurou-se comprovar que os poemas pictóricos de Trevisan não são meras descrições de quadros, mas deslocam o olhar do observador para um espaço determinado, possibilitando releitura diferenciada que, por sua vez, leva a outras, criando instantes de surpresa que fazem com que o observador retorne aos poemas num movimento circular. Em nível metodológico, utilizaram-se conceitos de Bachelard, ensaios do livro Intertextualidade (1979) e Espaço e textualidade: quatro estudos quase-semióticos de Pino (1998). Fazem parte do método de análise as considerações sobre a poesia e suas possibilidades de leitura, conforme o poeta inglês W. H. Auden em A mão do artista (1993), a Obra poética (1995) de Fernando Pessoa, e os livros Reflexões sobre poesia (1993) e A poesia: uma iniciação à leitura poética (2000) de Trevisan. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 398248.pdf: 8928253 bytes, checksum: 651c3640191f4aaadb658309fc066437 (MD5) Previous issue date: 2006-03-17 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9588/398248.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA | por |
dc.subject | POESIA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA | por |
dc.subject | TREVISAN, ARMINDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | PINTURA | por |
dc.subject | LEITURA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A pintura verbal de Armindo Trevisan | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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398248.pdf | Texto Completo | 8,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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