Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarra, Tânia Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4169771E0por
dc.contributor.advisor1Poersch, José Marcelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:24Z-
dc.date.available2008-02-11-
dc.date.issued2007-01-04-
dc.identifier.citationMARRA, Tânia Vieira. Compreensão leitora, maturidade lingüística, desempenho escolar : um estudo correlacional. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1826-
dc.description.resumoO presente estudo insere-se na área de pesquisa da Psicolingüística. Seu objetivo é verificar a correlação entre compreensão leitora, maturidade lingüística e desempenho escolar. Como premissa básica, considera a leitura como resolução de problema, assim, quem melhor compreende aquilo que lê, possui um nível mais alto de maturidade lingüística e, conseqüentemente apresenta um bom desempenho escolar num processo de retroalimentação. São sujeitos da pesquisa quarenta e cinco estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública federal de Porto Alegre. Para comprovar as correlações existentes entre as variáveis, foram coletados dados por meio de três instrumentos: procedimento cloze para a compreensão leitora; produção textual para a maturidade lingüística; boletim para o desempenho escolar. Por meio de análise estatística dos dados, comprovou-se que há correlação positiva entre as variáveis estudadas e o objetivo da pesquisa foi atingido.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397819.pdf: 1417148 bytes, checksum: d53734737689c7c59bbf6b57fc0a4543 (MD5) Previous issue date: 2007-01-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9532/397819.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGÜÍSTICA APLICADApor
dc.subjectPSICOLINGÜÍSTICApor
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpor
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpor
dc.subjectTESTE CLOZEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleCompreensão leitora, maturidade lingüística, desempenho escolar : um estudo correlacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
397819.pdfTexto Completo1,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.