Compartilhe o registro |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marra, Tânia Vieira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4169771E0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Poersch, José Marcelino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:24Z | - |
dc.date.available | 2008-02-11 | - |
dc.date.issued | 2007-01-04 | - |
dc.identifier.citation | MARRA, Tânia Vieira. Compreensão leitora, maturidade lingüística, desempenho escolar : um estudo correlacional. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1826 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo insere-se na área de pesquisa da Psicolingüística. Seu objetivo é verificar a correlação entre compreensão leitora, maturidade lingüística e desempenho escolar. Como premissa básica, considera a leitura como resolução de problema, assim, quem melhor compreende aquilo que lê, possui um nível mais alto de maturidade lingüística e, conseqüentemente apresenta um bom desempenho escolar num processo de retroalimentação. São sujeitos da pesquisa quarenta e cinco estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública federal de Porto Alegre. Para comprovar as correlações existentes entre as variáveis, foram coletados dados por meio de três instrumentos: procedimento cloze para a compreensão leitora; produção textual para a maturidade lingüística; boletim para o desempenho escolar. Por meio de análise estatística dos dados, comprovou-se que há correlação positiva entre as variáveis estudadas e o objetivo da pesquisa foi atingido. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397819.pdf: 1417148 bytes, checksum: d53734737689c7c59bbf6b57fc0a4543 (MD5) Previous issue date: 2007-01-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9532/397819.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA APLICADA | por |
dc.subject | PSICOLINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | DESEMPENHO ESCOLAR | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject | TESTE CLOZE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Compreensão leitora, maturidade lingüística, desempenho escolar : um estudo correlacional | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
397819.pdf | Texto Completo | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.