Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1532
Document type: Tese
Title: Análise imunoistoquímica da expressão do fator tecidual e da densidade microvascular no câncer gástrico : correlação com fatores prognósticos e sobrevida
Author: Toneto, Marcelo Garcia 
Advisor: Souza, Hamilton Petry de
Abstract (native): O fator tecidual (FT) é uma glicoproteína que desempenha papel de iniciador da via extrínseca da cascata da coagulação e modulador do processo de angiogênese. Sua relação com o desenvolvimento de tumores e de metástases tem sido descrita em várias neoplasias malignas. Foi realizado estudo de marcação imunoistoquímica para verificar a expressão do FT em 50 espécimes de adenocarcinomas gástricos de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico com intenção curativa e sua correlação com a densidade microvascular (DMV), avaliada com o uso do anticorpo anti-CD34 como marcador endotelial. A intensidade da sua expressão foi comparada com dados clínicos e patológicos, estadiamento TNM, fatores prognósticos e sobrevida. Em todos os pacientes (100%) houve expressão imunoistoquímica do FT nas células neoplásicas avaliadas através de anticorpo monoclonal específico para esta proteína. A DMV média foi de 48,72 (±19,06) microvasos por campo. Não houve relação estatisticamente significativa entre a intensidade da expressão do FT e a densidade microvascular. Não foi observada relação entre a expressão do FT e fatores usuais de mau prognóstico no adenocarcinoma gástrico. Apesar dos pacientes com alta intensidade de expressão do FT apresentarem curvas de sobrevida melhores e estatisticamente significativas na análise univariada (P=0,003), na análise de regressão multivariada não foi observada diferença na sobrevida entre os grupos. Em conclusão, apesar de expresso em todos os espécimes tumorais, o fator tecidual não mostrou relação com a angiogênese e o prognóstico dos pacientes com adenocarcinoma gástrico neste estudo.
Keywords: CÂNCER GÁSTRICO
CIRURGIA
IMUNOHISTOQUÍMICA
CÂNCER GÁSTRICO
PROGNÓSTICO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: TONETO, Marcelo Garcia. Análise imunoistoquímica da expressão do fator tecidual e da densidade microvascular no câncer gástrico : correlação com fatores prognósticos e sobrevida. 2006. 100 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1532
Issue Date: 30-Jul-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
380546.pdfTexto Completo2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.