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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1348
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Validação, adaptação e avaliação de um instrumento para medir qualidade de vida em crianças a partir de oito meses de idade até cinco anos |
Autor: | Tompsen, Andreia Machado |
Primeiro orientador: | Stein, Renato Tetelbom |
Resumo: | Introdução: Atualmente um grande número de pesquisadores tem estudado medidas de avaliação de qualidade de vida relacionada à saúde em pediatria. Existe, porém, um déficit na disponibilização desses instrumentos em países em desenvolvimento, pois o processo de adaptação e validação dos mesmos é muitas vezes trabalhoso e exige criteriosa avaliação. A monitoração da qualidade de vida em crianças com instrumentos validados é uma área nova em pediatria e há raros estudos voltados para uma população de menores de cinco anos. O TAPQOL é um instrumento direcionado para crianças com idade até cinco anos, criado por pesquisadores na Holanda, que avalia as condições de vida desta população. Objetivo: Traduzir, adaptar culturalmente e validar o conteúdo do TAPQOL (Preschool Children Quality of Life) para avaliar qualidade de vida em crianças a partir de oito meses até os cinco anos de idade. Método: Tomando como base o instrumento de avaliação de qualidade de vida, TAPQOL, foi realizado processo de tradução e adaptação, que envolveu cinco etapas: (1) tradução; (2) retro-tradução; (3) revisão técnica e avaliação da equivalência semântica; (4) validação do conteúdo por profissionais; (5) avaliação da fidedignidade do instrumento. Resultados: Foram entrevistados 128 familiares de crianças, sendo 35 crianças abaixo de 18 meses e 93 crianças acima de 18 meses. A amostra estudada envolveu 61 crianças do sexo feminino e 67 do sexo masculino; dos familiares das crianças, 83% foram as mães que responderam o instrumento. Os valores de alpha de Crombach variaram de 0,91-0,92 para os 46 itens que foram respondidos por toda a amostra (N=128), demonstrando alta consistência interna do instrumento. Conclusões: O instrumento mostrou-se valido e confiável para avaliação da qualidade de vida em crianças menores de cinco anos, na sua versão em português, dirigida às crianças brasileiras. |
Palavras-chave: | PEDIATRIA QUALIDADE DE VIDA CRIANÇAS ANÁLISE TRANSVERSAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Medicina |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança |
Citação: | TOMPSEN, Andreia Machado. Validação, adaptação e avaliação de um instrumento para medir qualidade de vida em crianças a partir de oito meses de idade até cinco anos. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1348 |
Data de defesa: | 30-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança |
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