Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1348
Tipo do documento: Dissertação
Título: Validação, adaptação e avaliação de um instrumento para medir qualidade de vida em crianças a partir de oito meses de idade até cinco anos
Autor: Tompsen, Andreia Machado 
Primeiro orientador: Stein, Renato Tetelbom
Resumo: Introdução: Atualmente um grande número de pesquisadores tem estudado medidas de avaliação de qualidade de vida relacionada à saúde em pediatria. Existe, porém, um déficit na disponibilização desses instrumentos em países em desenvolvimento, pois o processo de adaptação e validação dos mesmos é muitas vezes trabalhoso e exige criteriosa avaliação. A monitoração da qualidade de vida em crianças com instrumentos validados é uma área nova em pediatria e há raros estudos voltados para uma população de menores de cinco anos. O TAPQOL é um instrumento direcionado para crianças com idade até cinco anos, criado por pesquisadores na Holanda, que avalia as condições de vida desta população. Objetivo: Traduzir, adaptar culturalmente e validar o conteúdo do TAPQOL (Preschool Children Quality of Life) para avaliar qualidade de vida em crianças a partir de oito meses até os cinco anos de idade. Método: Tomando como base o instrumento de avaliação de qualidade de vida, TAPQOL, foi realizado processo de tradução e adaptação, que envolveu cinco etapas: (1) tradução; (2) retro-tradução; (3) revisão técnica e avaliação da equivalência semântica; (4) validação do conteúdo por profissionais; (5) avaliação da fidedignidade do instrumento. Resultados: Foram entrevistados 128 familiares de crianças, sendo 35 crianças abaixo de 18 meses e 93 crianças acima de 18 meses. A amostra estudada envolveu 61 crianças do sexo feminino e 67 do sexo masculino; dos familiares das crianças, 83% foram as mães que responderam o instrumento. Os valores de alpha de Crombach variaram de 0,91-0,92 para os 46 itens que foram respondidos por toda a amostra (N=128), demonstrando alta consistência interna do instrumento. Conclusões: O instrumento mostrou-se valido e confiável para avaliação da qualidade de vida em crianças menores de cinco anos, na sua versão em português, dirigida às crianças brasileiras.
Palavras-chave: PEDIATRIA
QUALIDADE DE VIDA
CRIANÇAS
ANÁLISE TRANSVERSAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citação: TOMPSEN, Andreia Machado. Validação, adaptação e avaliação de um instrumento para medir qualidade de vida em crianças a partir de oito meses de idade até cinco anos. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1348
Data de defesa: 30-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
425161.pdfTexto Completo416,34 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.