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dc.creatorRodrigues, Bruno Campos-
dc.contributor.advisor1Murari, Luciana-
dc.date.accessioned2025-06-30T17:38:14Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11724-
dc.description.resumoA produção de conhecimento histórico está sempre mediada pelas pelas diretrizes epistemológicas que constituem os meios de legitimação coletiva do saber, bem como pelas escolhas metodológicas que o historiador faz para abordar os passados. A presente investigação busca localizar a imanência do conhecimento histórico sobre os povos indígenas americanos em sua própria historicidade e contexto de produção, fazendo emergir as condições políticas e culturais que orientaram esse fazer historiográfico dentro dos marcos da modernidade e da colonialidade, que constituem o passado e o legado da própria disciplina. Para isto, procuramos fazer a crítica da geopolítica do conhecimento ao fabricar um aparato metodológico, para analisar as fontes coloniais, que esteja em consonância com os conceitos indígenas e suas perspectivas sobre a história. Para cumprir este objetivo, partimos da investigação de quatro obras escritas por missionários da Companhia de Jesus, que desenvolveram seus trabalhos com povos indígenas do Chaco, em meados do século XVIII, tendo publicado seus textos durante o período do exílio da Companhia, após sua expulsão dos territórios ibéricos em 1767. Buscando aprofundar a compreensão sobre as noções de corpo e historicidade para os povos indígenas do Chaco, elaboramos questões para a documentação que enfocaram as afetações dos missionários jesuítas em suas relações e seu convívio intenso com as populações indígenas, e que foram registradas cheias de ambiguidades em suas obras, analisando o choque de cosmologias que transformou profundamente as paisagens chaquenhas. Sob a ótica interdisciplinar da História e da Antropologia, propomos uma investigação das práticas corporais indígenas descritas na documentação a partir dos conceitos de cosmotécnica e perspectivismo como engenharia criativa de fabricação do mundo e de orientação diplomática nos conflitos cosmopolíticos que as sociedades indígenas vivenciaram em suas relações com humanos e não-humanos. Pretendemos assim, aportar reflexões originais para repensar a historiografia indígena e a teoria da história, de modo a incluir os modos de historicidade alternativos, divergentes e plurais em que consistem as perspectivas indígenas sobre a históriapor
dc.description.abstractThe production of historical knowledge is always mediated by the epistemological structure that constitutes the means of collective legitimization of knowledge, as well as the historians’ methodological choices to approach historical sources. This investigation searches to locate the immanence of historical knowledge about American indigenous people in its own historicity and context of production, bringing about the political and cultural conditions that lead this historiography inside its colonial and modern frameworks, inasmuch it inherited these disciplinary references. Therefore, we elaborate the critics of knowledge geopolitics by supporting a methodological apparatus, to analyze the colonial documents, that’s in consonance with indigenous concepts and perspectives of history. To make that effort, we came to investigate four Jesuit missionaries works, that developed their labour with the indigenous people of Chaco during the exile after 1767. Looking to deepen the understanding of notions like body and historicity to the indigenous people of Chaco, we have come to question the documents in a way to focus on the missionaries affects in their intense relations with the indigenous people, analyzing the cosmological clash that deeply transformed the region landscape. From a historical and anthropological interdisciplinary approach, we propose an investigation of the indigenous body practices and rites through concepts of cosmotechnics and perspectivism as a creative engineering of worlding and diplomacy in their cosmopolitic conflicts with human and other-than-human beings. We intend, in this way, to contribute to the rethinking of indigenous historiography and theory of history, so as to include the modes of historicity that are alternative, divergent and plural.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2025-06-24T22:29:15Z No. of bitstreams: 1 BRUNO_ CAMPOS_ RODRIGUES_TESE.pdf: 1150494 bytes, checksum: a2dd9c248abc724149cd7a69681d7b26 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2025-06-30T17:16:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRUNO_ CAMPOS_ RODRIGUES_TESE.pdf: 1150494 bytes, checksum: a2dd9c248abc724149cd7a69681d7b26 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T17:38:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNO_ CAMPOS_ RODRIGUES_TESE.pdf: 1150494 bytes, checksum: a2dd9c248abc724149cd7a69681d7b26 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/194140/BRUNO_%20CAMPOS_%20RODRIGUES_TESE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndígenaspor
dc.subjectChacopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectHistoricidadepor
dc.subjectCosmotécnicaspor
dc.subjectIndigenous peopleeng
dc.subjectChacoeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectHistoricityeng
dc.subjectCosmotechnicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titlePor uma história incorporada do Chaco : cosmotécnicas de produção do corpo e da historicidade indígena no século XVIIIpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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