Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11688
Document type: Dissertação
Title: Admirável ensino médio novo? tensões e desafios na experiência de professores de ciências da natureza no Rio Grande do Sul
Author: Nejelischi, Victor 
Advisor: Oliveira, Luciano Denardin de
Abstract (native): O presente trabalho investiga os impactos da implementação do Novo Ensino Médio na prática docente, com foco nos professores da rede estadual gaúcha. A pesquisa parte do contexto da reforma educacional iniciada em 2017 e sua implementação a partir de 2022, destacando os desafios e contradições vivenciados pelos docentes de Ciências da Natureza nesse novo modelo. O objetivo geral da pesquisa é compreender, a partir das percepções de professores de Ciências da Natureza da rede estadual do RS, os impactos do NEM na experiência docente. Especificamente, busca-se investigar como a reforma afetou as condições de trabalho, os mecanismos institucionais de controle sobre a docência e as políticas de formação continuada oferecidas pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, conduzida como um estudo de caso. A produção de informações foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores de Física, Química e Biologia atuantes no Ensino Médio estadual. O corpus da pesquisa, representado pela transcrição das entrevistas, foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, possibilitando a construção de categorias emergentes. Os principais resultados indicam que os docentes enfrentam sobrecarga e intensificação do trabalho, aliadas à crescente burocratização da prática pedagógica. A autonomia docente é refém de mecanismos de controle, evidenciando uma autonomia ilusória, na qual os professores aparentam ter liberdade metodológica, mas, na prática, devem se adequar a diretrizes pouco claras e frequentemente alteradas. Além disso, a formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação se mostrou insuficiente e desarticulada, frequentemente baseada em materiais genéricos, sem suporte efetivo para a prática pedagógica, responsabilizando individualmente os docentes pela sua formação. As conclusões apontam que a implementação do Novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul se deu de forma desorganizada e impositiva, precarizando ainda mais o trabalho docente e comprometendo a qualidade do ensino público. Diante desse cenário, torna-se necessário um debate mais amplo sobre as condições de trabalho dos docentes e a reformulação das políticas de formação continuada, garantindo um suporte mais estruturado para os professores. A pesquisa contribui para a compreensão crítica da reforma e sugere a necessidade de um modelo educacional que considere as demandas reais da escola pública e valorize o papel do professor na construção de políticas públicas.
Abstract (english): This study investigates the impacts of the implementation of the Novo Ensino Médio (New High School Curriculum) on teaching practices, focusing on teachers in the state education network of Rio Grande do Sul. The research is based on the educational reform initiated in 2017 and its implementation from 2022 onwards, highlighting the challenges and contradictions faced by Natural Sciences teachers within this new model. The central objective of the research is to understand the perceptions of Natural Sciences teachers in the state education network of Rio Grande do Sul regarding the changes promoted by the Novo Ensino Médio, analyzing their impacts on the precarization of teaching work, pedagogical autonomy, and professional training. Specifically, it seeks to investigate how the reform has affected working conditions, the institutional mechanisms of control over teaching, and the continuing education policies provided by the State Department of Education of Rio Grande do Sul. Methodologically, this is a qualitative exploratory study, conducted as a case study. Data collection was carried out through semi-structured interviews with Physics, Chemistry, and Biology teachers working in the state high school system. The research corpus, represented by the transcriptions of the interviews, was analyzed using Discursive Textual Analysis, enabling the construction of emergent categories. The main findings indicate that teachers face an overload and intensification of work, coupled with the increasing bureaucratization of pedagogical practice. Teacher autonomy is constrained by control mechanisms, revealing an illusory autonomy, in which teachers appear to have methodological freedom, but in practice must comply with unclear and frequently changing guidelines. Furthermore, the continuing education offered by the State Department of Education has proven to be insufficient and unstructured, often based on generic materials, lacking effective support for pedagogical practice and placing the responsibility for professional development solely on the teachers themselves.The conclusions indicate that the implementation of the Novo Ensino Médio in Rio Grande do Sul has been disorganized and imposed hierarchically, further precarizing teaching work and compromising the quality of public education. Given this scenario, a broader debate on teachers' working conditions and a restructuring of continuing education policies are necessary to ensure better support for educators. This research contributes to a critical understanding of the reform and suggests the need for an educational model that considers the real demands of public schools and values teachers' roles in shaping public policies.
Keywords: Novo Ensino Médio
Ciências da Natureza
Autonomia Docente
Precarização do Trabalho Docente
Formação Docente
Novo Ensino Médio
Natural Sciences
Teacher Autonomy
Precarization of Teaching Work
Teacher Training
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11688
Issue Date: 27-Mar-2025
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victor Nejelischi_DIS.pdfVICTOR_NEJELISCHI_DIS3.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.