Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSerafim, Scheila da Rosa Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154208154111498por
dc.contributor.advisor1Lara, Isabel Cristina Machado de-
dc.date.accessioned2025-05-23T15:38:17Z-
dc.date.issued2025-04-21-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11623-
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado tem como objetivo compreender de que modo os saberes e fazeres de agricultores da rizicultura contribuem para a aprendizagem matemática de estudantes do Ensino Fundamental utilizando como método de pesquisa e ensino a Etnomatemática. Para tal, foi desenvolvida uma proposta de ensino constituída por uma pesquisa etnográfica com agricultores que plantam arroz, realizada por 19 estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal situada na região sul de Santa Catarina. Foram utilizados um pré-questionário para verificar a percepção dos estudantes acerca da Matemática, de sua importância, e a compreensão dos mesmos em relação aos jogos de linguagem presentes em atividades laborais de trabalhadores pertencentes à comunidade escolar, e um pós-questionário para analisar as modificações que o reconhecimento dos jogos de linguagem e das regras de uso desses jogos acarretaram no entendimento de conceitos matemáticos. A investigação constituiu-se em um estudo qualitativo no qual os dados obtidos foram analisados com inspiração na abordagem genealógica foucaultiana. Os aportes teóricos utilizados alicerçam suas bases nos temas: saber e conhecimento; jogos de linguagem; etno e cultura e Etnomatemática. Ao tratar dos termos saber e conhecimento utiliza-se principalmente os estudos foucaultianos de Veiga-Neto e Nogueira e Larrosa. No que se refere aos jogos utiliza-se principalmente os estudos do Segundo Wittgenstein e observações de Condé. Em relação à etno e cultura são utilizados autores como Ferreira, D’Ambrosio, Silva e Silva, Laraia, Tylor, Herskovits e Laplantine. Para Etnomatemática utilizam-se os aportes de Ferreira, D’Ambrosio, Gerdes, Barton, Knijnik e Lara. A partir da análise dos dados se evidencia que a utilização de uma proposta pedagógica baseada na Etnomatemática como método de pesquisa e ensino, proporciona a visão de outros modos de saber e fazer matemáticos próprios de trabalhadores da agricultura do arroz. Além disso, ao oportunizar ao estudante o contato com o grupo cultural, criam-se condições que possibilitam que desempenhe o papel principal no processo de aprendizagem e seja o protagonista desse processo, promovendo o desenvolvimento de uma reflexão crítica em relação às diversas formas de matematizar evidenciando a contribuição da Etnomatemática como um método de pesquisa e de ensino. Essa experiência criou um movimento de contraconduta em relação ao currículo tradicional, possibilitando que os estudantes aprendessem conceitos matemáticos de forma contextualizada e significativa. Esse reconhecimento demonstra a funcionalidade da Matemática como ferramenta essencial para a resolução de problemas diários, validando a importância de seu ensino de forma significativa e contextualizadapor
dc.description.abstractThis Master's research aims to understand how the knowledge and practices of rice farmers are interesting for the mathematical learning of elementary school students using Ethnomathematics as a research and teaching method. To this end, a teaching proposal was developed based on an ethnographic study with farmers who plant rice, carried out by 19 students from the 9th grade of elementary school in a municipal school located in the southern region of Santa Catarina. A pre-questionnaire was used to verify the students' perception of Mathematics, its importance, and their understanding of language games present in the work activities of workers belonging to the school community, and a post-questionnaire to analyze the changes that the recognition of language games and the rules for using these games influenced in the understanding of mathematical concepts. The research consisted of a qualitative study in which the data obtained were analyzed with inspiration from the Foucaultian genealogical approach. The theoretical contributions used are based on the following themes: knowledge and knowledge; language games; ethnicity and culture; and ethnomathematics. When dealing with the terms knowledge and knowledge, the Foucaultian studies of Veiga-Neto and Nogueira and Larrosa are mainly used. Regarding games, the studies of Second Wittgenstein and observations by Condé are mainly used. In relation to ethnicity and culture, authors such as Ferreira, D’Ambrosio, Silva and Silva, Laraia, Tylor, Herskovits, and Laplantine are used. For Ethnomathematics, the contributions of Ferreira, D’Ambrosio, Gerdes, Barton, Knijnik and Lara are used. From the analysis of the data it is evident that the use of a pedagogical proposal based on Ethnomathematics as a research and teaching method, provides the vision of other ways of knowing and doing mathematics typical of rice farming workers. Furthermore, by providing the student with the opportunity to contact the cultural group, conditions are created that allow them to play the main role in the learning process and be the protagonist of this process, promoting the development of a critical reflection in relation to the different ways of mathematizing, highlighting the contribution of Ethnomathematics as a research and teaching method. This experience created a counter-conduct movement in relation to the traditional curriculum, enabling students to learn mathematical concepts in a contextualized and meaningful way. This recognition demonstrates the functionality of Mathematics as an essential tool for solving everyday problems, validating the importance of teaching it in a meaningful and contextualized way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2025-05-16T17:24:35Z No. of bitstreams: 1 Scheila da Rosa Rocha Serafim_DIS.pdf: 6585184 bytes, checksum: b8471c9e688936c2225d1b5726a076a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2025-05-23T15:16:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Scheila da Rosa Rocha Serafim_DIS.pdf: 6585184 bytes, checksum: b8471c9e688936c2225d1b5726a076a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-23T15:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Scheila da Rosa Rocha Serafim_DIS.pdf: 6585184 bytes, checksum: b8471c9e688936c2225d1b5726a076a2 (MD5) Previous issue date: 2025-04-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/193631/Scheila%20da%20Rosa%20Rocha%20Serafim_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectJogos de Linguagempor
dc.subjectSaberespor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPesquisa e ensinopor
dc.subjectAgriculturapor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectLanguage Gameseng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectResearch and Teachingeng
dc.subjectAgricultureeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEtnomatemática, pesquisa e ensino : saberes de agricultores da rizicultura e as contribuições para a aprendizagem matemática de estudantes do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Scheila da Rosa Rocha Serafim_DIS.pdfSCHEILA_DA_ROSA_ROCHA_SERAFIM_DIS6.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.