Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11586
Document type: Dissertação
Title: O papel da gestão escolar no desenvolvimento socioemocional das crianças na educação infantil
Author: Quadros, Natália Valim Mansan de 
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
Abstract (native): O presente trabalho propõe um estudo sobre O Papel da Gestão Escolar no Desenvolvimento Socioemocional das Crianças na Educação Infantil. A pesquisa aqui apresentada justifica-se pela relevância da normativa, de caráter mandatório, prevista no Parecer n° 20/2009 da Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a qual prevê a garantia do desenvolvimento socioemocional, respaldado juntamente com os demais aspectos que a lei estabelece. Concomitantemente considera-se também as orientações da Base Nacional Comum Curricular, em seu recorte para o nível de escolaridade da Educação Infantil. Diante desta perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo geral de estudar a relevância do papel da gestão escolar, na busca pela garantia do desenvolvimento socioemocional das crianças da Educação Infantil. Como objetivos específicos: Compreender como a gestão escolar tem buscado articular as relações e práticas cotidianas para garantir um efetivo cumprimento da normativa; Investigar os princípios que norteiam a atuação dos gestores para a efetivação de subsídios que garantam espaço para o desenvolvimento socioemocional das crianças; Identificar a partir das entrevistas alcançadas e das observações realizadas, movimentos e estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento socioemocional das crianças da Educação Infantil. A pesquisa é de caráter qualitativo e, quanto à natureza, caracteriza-se como aplicada, quanto aos objetivos, como exploratória, quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica e empírica. Dessa forma, a problemática da pesquisa baseia-se na seguinte indagação: “Como os gestores escolares têm, no cotidiano, sido responsáveis pelos investimentos para a garantia do desenvolvimento socioemocional das crianças na Educação Infantil?”. Ademais, os procedimentos metodológicos foram orientados pela abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e observações a fim de mapear os cenários possíveis. Para dar conta da análise dos dados, no intuito de responder as questões presentes nessa pesquisa, utilizou-se a análise de conteúdo fundamentada por Bardin (1979). O referencial teórico utilizado baseia-se em autores que trazem grandes contribuições acerca do desenvolvimento socioemocional na primeira infância, tais como Shore (2000), Cosenza e Guerra (2011), Vygotsky (2003), Dewey (1971), Wallon (1968), Freire (1974), Alves (2004), Rousseau (1762), Fortunati (2019), Pereira (2005) e Gardner (1983). Em relação a articulação dos papéis dos gestores escolares, nós apoiamos nos estudos de Lück, Freitas, Keith e Girling (2012) e Morin (1996). Para iluminar a ação pedagógica e o fazer docente utilizamos os documentos oficiais que orientam a Educação Infantil no Brasil. Também consideramos as contribuições de Fátima Freire (2008), Spinoza (2011), Maturana (2011), Zavalloni (2015) e Silva (2011) que nos guiam na análise e interpretação dos dados levantados na pesquisa. Como resultado, compreendemos a importância de uma abordagem holística e integrada no ambiente escolar. O gestor escolar desempenha um papel estratégico como articulador de práticas pedagógicas e relacionais que potencializam o desenvolvimento integral das crianças. A priori, espera-se que este trabalho de pesquisa sirva como uma contribuição significativa para enfrentar as dificuldades socioemocionais presentes no contexto escolar. A partir desta pesquisa, poderão ser desenvolvidas novas propostas que possam contribuir com ações efetivas no intuito de trazer luz ao papel de cada um no que diz respeito a esse processo coletivo que é a formação das crianças na primeira infância
Abstract (english): This thesis proposes a study on The Role of School Management in the Socio-emotional Development of Children in Early Childhood Education. The research presented here is justified by the relevance of the mandatory regulations set out in Opinion No. 20/2009 of the Revision of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, which provides for the guarantee of socio-emotional development, supported together with the other aspects established by law. At the same time, it also considers the guidelines of the National Common Curriculum Base, in its section on the level of schooling in Early Childhood Education. From this perspective, the general aim of this study is to examine the importance of the role of school management in ensuring the socio-emotional development of children in Early Childhood Education. The specific objectives are: to understand how school management has sought to articulate relationships and daily practices to ensure effective compliance with the regulations; to investigate the principles that guide the actions of managers in order to provide subsidies that guarantee space for the socio-emotional development of children; to identify, based on the interviews and observations carried out, movements and strategies that can contribute to the socio-emotional development of children in Early Childhood Education. The research is qualitative in its nature and is characterized as applied, exploratory in terms of objectives and bibliographical and empirical in terms of technical procedures. Thus, the research problem is based on the following question: “How have school managers been responsible, on a day-to-day basis, for investing in ensuring the socio-emotional development of children in Early Childhood Education?”. In addition, the methodological procedures were guided by the qualitative approach, using interviews and observations to map out the possible scenarios. We used content analysis, based on Bardin (1979) to analyze the data to answer the questions posed by this research. The theoretical framework used is based on authors who make major contributions to socio-emotional development in early childhood, such as Shore (2000), Cosenza and Guerra (2011), Vygotsky (2003), Dewey (1971), Wallon (1968), Freire (1974), Alves (2004), Rousseau (1762), Fortunati (2019), Pereira (2005) and Gardner (1983). Regarding the articulation of the roles of school managers, we relied on studies by Lück, Freitas, Keith and Girling (2012) and Morin (1996). To shed light on pedagogical action and teaching, we used the official documents that guide Early Childhood Education in Brazil. We also considered the contributions of Fátima Freire (2008), Spinoza (2011), Maturana (2011), Zavalloni (2015) and Silva (2011), who guided us in the analysis and interpretation of the data collected in the research. As a result, we understand the importance of a holistic and integrated approach in the school environment. The school manager plays a strategic role as an articulator of pedagogical and relational practices that enhance the integral development of children. A priori, it is hoped that this research will make a significant contribution to tackling the socio-emotional difficulties present in the school context. Based on this research, new proposals can be developed that can contribute to effective actions aimed at shedding light on the role of each person in this collective process that is the education of children in early childhood
Keywords: Gestão Escolar
Desenvolvimento Socioemocional
Educação Infantil
School management
Socio-Emotional Development
Early Childhood Education
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11586
Issue Date: 26-Feb-2025
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natália Valim Mansan de Quadros_DIS.pdfNATÁLIA_VALIM_MANSAN_DE_QUADROS_DIS670.91 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.