Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStrapazzon, Ivana Carla-
dc.contributor.advisor1França, Marco Túlio Aniceto-
dc.date.accessioned2025-01-31T14:43:12Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11499-
dc.description.resumoO presente estudo é composto por dois ensaios. O primeiro investiga a alfabetização financeira e o uso da mesada, enquanto o segundo analisa o impacto da idade de entrada no ensino fundamental sobre o rendimento escolar. No primeiro ensaio, o efeito da mesada no desempenho dos estudantes é estudado por meio do modelo de escore de propensão (Propensity Score Matching), utilizando dados do PISA (Programme for International Student Assessment) de 2018. Os resultados mostram que a mesada não condicionada beneficia todos os jovens, aumentando as notas no PISA, especialmente entre meninas, que têm médias menores em educação financeira. No entanto, quando a mesada é condicionada a tarefas, seu efeito se torna negativo, pois a menor disponibilidade de tempo para estudo, devido às atividades domésticas, impacta negativamente o aprendizado em alfabetização financeira. O segundo ensaio também utilizou informações da prova PISA, mas referentes ao ano de 2022, e examina a relação entre a idade de ingresso no ensino fundamental e os seus diversos desfechos na vida adulta, o que justifica o debate contínuo sobre o tema. A decisão sobre quando uma criança deve iniciar a escola primária, de acordo com a literatura, não é consensual e depende de vários fatores, como o contexto socioeconômico, as características familiares, escolares e individuais. Assim, esse segundo estudo tem como objetivo analisar o impacto da idade de ingresso no ensino fundamental sobre o desempenho acadêmico, por meio de variáveis instrumentais em cinco países latino-americanos: Argentina, Uruguai, Chile, Peru e México. Os resultados indicam que os alunos que ingressaram antecipadamente no ensino fundamental apresentaram desempenho acadêmico superior em comparação àqueles que começaram mais tarde, com destaque para meninas e estudantes de condições socioeconômicas desfavoráveis.por
dc.description.abstractThe present study is composed of two essays. The first investigates financial literacy and the use of allowance, while the second analyzes the impact of the age of entry into elementary school on academic performance. In the first essay, the effect of allowance on students' performance is studied using the Propensity Score Matching model, utilizing data from the 2018 PISA (Programme for International Student Assessment). The results show that non-conditional allowance benefits all young people, increasing their PISA scores, especially among girls, who have lower averages in financial literacy. However, when the allowance is tied to household chores, its effect becomes negative, as less time is available for studying, which negatively impacts financial literacy learning. The second essay also used PISA test data, but from 2022, and examines the relationship between the age of entry into elementary school and its various outcomes in adult life, highlighting the ongoing debate on the topic. According to the literature, the decision of when a child should start primary school is not consensual and depends on several factors, such as socioeconomic context and family, school, and individual characteristics. Therefore, this second study aims to analyze the impact of age of entry into elementary school on academic performance, using instrumental variables in five Latin American countries: Argentina, Uruguay, Chile, Peru, and Mexico. The results indicate that students who entered elementary school early showed superior academic performance compared to those who started later, with particular emphasis on girls and students from disadvantaged socioeconomic backgroundseng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2024-10-24T14:11:47Z No. of bitstreams: 1 IVANA _CARLA _STRAPAZZON_DIS.pdf: 996243 bytes, checksum: 51d852203ead9092b4c281f6b9253851 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido devido divergência no título do TEDE e arquivo PDF on 2024-12-04T20:35:55Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2024-12-05T12:51:04Z No. of bitstreams: 1 IVANA _CARLA _STRAPAZZON_DIS.pdf: 996243 bytes, checksum: 51d852203ead9092b4c281f6b9253851 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido conforme solicitado. on 2024-12-05T17:54:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2024-12-05T18:03:23Z No. of bitstreams: 1 IVANA _CARLA _STRAPAZZON_DIS.pdf: 856410 bytes, checksum: 836db9de4959522d3b239fce796d4a41 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido devido, divergência no título, segue comparativos: Formulário TEDE: Análise do desempenho acadêmico com base no uso da mesada e da idade de entrada na escola: um estudo baseado nos dados do Pisa Folha de Capa: ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO COM BASE NO USO DA MESADA E NA IDADE DE ENTRADA NA ESCOLA: UM ESTUDO BASEADO NOS DADOS DO PISA Folha de rosto: ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO COM BASE NO USO DA MESADA E NA IDADE DE ENTRADA NA ESCOLA: UM ESTUDO BASEADO NOS DADOS DO PISA Demais folhas: ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO COM BASE NO USO DA MESADA E NA IDADE DE ENTRADA NA ESCOLA: UM ESTUDO BASEADO NOS DADOS DO PISA Ficha catalográfica: Análise do desempenho acadêmico com base no uso da mesada e da idade de entrada na escola: um estudo baseado nos dados do Pisa on 2025-01-08T13:18:49Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2025-01-30T16:38:27Z No. of bitstreams: 1 IVANA _CARLA _STRAPAZZON_DIS.pdf: 856410 bytes, checksum: 836db9de4959522d3b239fce796d4a41 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2025-01-31T14:35:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IVANA _CARLA _STRAPAZZON_DIS.pdf: 856410 bytes, checksum: 836db9de4959522d3b239fce796d4a41 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-31T14:43:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IVANA _CARLA _STRAPAZZON_DIS.pdf: 856410 bytes, checksum: 836db9de4959522d3b239fce796d4a41 (MD5) Previous issue date: 2024-08-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/192704/IVANA%20_CARLA%20_STRAPAZZON_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPISApor
dc.subjectAlfabetização financeirapor
dc.subjectPropensity Score Matchingpor
dc.subjectIdade de entradapor
dc.subjectVariável Instrumentalpor
dc.subjectPISAeng
dc.subjectFinancial literacyeng
dc.subjectPropensity Score Matchingeng
dc.subjectEntry Ageeng
dc.subjectInstrumental Variableeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleAnálise do desempenho acadêmico com base no uso da mesada e na idade de entrada na escola : um estudo baseado nos dados do Pisapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANA _CARLA _STRAPAZZON_DIS.pdf IVANA_CARLA_STRAPAZZON_DIS836.34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.