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dc.creatorGuimarães, Stéphanie da Selva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4871125646710828por
dc.contributor.advisor1Costa, Angelo Brandelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5392717364543465por
dc.date.accessioned2024-09-11T18:02:22Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11371-
dc.description.resumoMomentos de educação sexual e avaliações sobre interações de adolescentes com conteúdos digitais explícitos podem demonstrar-se atravessados por diversas interseccionalidades sociais. Os preconceitos, vinculados a tabus sociais, podem aliar-se a marcadores como o conservadorismo e o machismo, dificultando o acesso de adolescentes a informações abrangentes e sexo-positivas. Desta maneira, a seguinte dissertação estruturou-se em 3 estudos, sendo o primeiro um capítulo de livro que aborda diferentes nuances de debates em pornografia e suas ramificações para modelos em educação sexual; o segundo, torna-se um estudo empírico, de caráter qualitativo e interseccional, com vistas a avaliar possíveis divergências entre as necessidades de adolescentes em relação à momentos de educação sexual, e suas ofertas; por fim, o terceiro estudo, também de caráter qualitativo, busca conceder um modelo de características interventivas em educação sexual, para jovens, a partir de suas avaliações e de professores. Como resultados avaliaram-se distintos processos de vulnerabilizações dos adolescentes, que sinalizaram que momentos de educação sexual, poderiam abarcar tais tópicos, considerando-se assim, a presença de debates críticos em educação sexual em tais momentos, com vistas a contemplar historicidades, aspectos políticos e médicos que interrelacionam-se às práticas sexuais saudáveis.por
dc.description.abstractMoments of sexual education and assessments of adolescents' interactions with explicit digital content can be seen to be permeated by various social intersectionalities. Prejudices, linked to social taboos, can combine with markers such as conservatism and machismo, making it difficult for teenagers to access comprehensive, sex-positive information. In this way, the following dissertation was structured into 3 studies, the first being a book chapter that addresses different nuances of debates in pornography and its ramifications for models in sexual education; the second becomes an empirical study, of a qualitative and intersectional, with a view to evaluating possible divergences between the needs of adolescents in relation to sexual education moments, and their offers; Finally, the third study, also of a qualitative nature, seeks to provide a model of interventional characteristics in sexual education for young people, based on their assessments and that of teachers. As results, different processes of vulnerability of adolescents were evaluated, which indicated that moments of sexual education could cover such topics, thus considering the presence of critical debates in sexual education in such moments, with a view to contemplating historicity’s, political aspects and doctors that are related to healthy sexual practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2024-08-22T14:10:42Z No. of bitstreams: 1 STÉPHANIE_GUIMARÃES_DIS.pdf: 1092479 bytes, checksum: 9665ca17ce02c7a7fe2be79ee60246b9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2024-09-11T17:54:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STÉPHANIE_GUIMARÃES_DIS.pdf: 1092479 bytes, checksum: 9665ca17ce02c7a7fe2be79ee60246b9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-11T18:02:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STÉPHANIE_GUIMARÃES_DIS.pdf: 1092479 bytes, checksum: 9665ca17ce02c7a7fe2be79ee60246b9 (MD5) Previous issue date: 2023-10-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/191681/ST%c3%89PHANIE_GUIMAR%c3%83ES_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Saúde e da Vidapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Sexualpor
dc.subjectPornografiapor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectSexual Educationeng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectPornographyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEducação sexual e letramento para interação de jovens brasileiros com conteúdos digitais explícitos : um estudo qualitativopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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