Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarcellos, Paula Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0664484256356906por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4838297393852726por
dc.date.accessioned2024-07-10T19:02:34Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11315-
dc.description.resumoComo diz a música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “a felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar, voa tão leve, mas tem a vida breve, precisa que haja vento sem parar”. Se a felicidade é efêmera, como podemos, então, ser mais felizes? E nos contextos profissionais, que compõem grande parte das nossas vidas, é possível promover ambientes mais saudáveis em prol da felicidade dos sujeitos organizacionais? Esses foram os questionamentos iniciais que originaram este estudo, no qual nos propomos a discutir sobre o que é felicidade, compreender a correlação entre comunicação e felicidade e evidenciar como as organizações se posicionam sobre o tema, considerando, para isso, a análise do discurso (Orlandi, 2009; 2011; 2015) e das práticas do Grupo HEINEKEN, que implantou uma Diretoria da Felicidade. Os nossos procedimentos metodológicos envolveram levantamento bibliográfico (Gil, 2002), enfocando as discussões sobre felicidade (De Masi 2004; Lipovetsky, 2007; Vanin, 2012; Delfino e Gonsalves, 2017; Ferry, 2018); levantamento documental (Ludke e André, 1986), baseado nos materiais disponibilizados pela empresa estudada em seu portal institucional, no seu perfil do LinkedIn e nos comentários feitos por funcionários e ex-funcionários da HEINEKEN no Glassdoor; e entrevista em profundidade (Barros e Duarte, 2016) com um especialista da área, a fim de ampliar as discussões. A partir dessas escolhas, compreendemos a efemeridade das emoções, da felicidade e alguns dispositivos capazes de potencializá-la em nosso dia a dia, inclusive nos contextos organizacionais. Os nossos achados, com base nas análises realizadas, revelaram um discurso repleto de paráfrases e polissemias, que reforçam, por meio do dito e do não-dito, elementos essenciais para o debate sobre a promoção da felicidade dos empregados. Encontramos, ainda, opiniões de funcionários e ex-funcionários que chancelam as marcas discursivas da companhia, entretanto, entendemos que não é possível atestar a genuinidade e/ou a sustentação do discurso da empresa por meio de práticas consistentes voltadas à felicidade.por
dc.description.abstractAs the song by Tom Jobim and Vinicius de Moraes says, "Happiness is like a feather that the wind carries through the air, it flies so lightly, but it's short-lived, it needs the wind to blow it away". If happiness is ephemeral, how can we be happier? And in professional contexts, which constitute a significant part of our lives, is it possible to promote healthier environments for the happiness of organizational subjects? These were the initial questions that gave rise to this study, in which we aim to discuss what happiness is, understand the correlation between communication and happiness, and highlight how organizations position themselves on the subject, considering discourse analysis (Orlandi, 2009; 2011; 2015) and the practices of the HEINEKEN Group, which implemented a Happiness Board. Our methodological procedures involved a bibliographical survey (Gil, 2002), focusing on discussions about happiness (De Masi 2004; Lipovetsky, 2007; Vanin, 2012; Delfino and Gonsalves, 2017; Ferry, 2018); a documentary survey (Ludke and André, 1986), based on materials made available by the company studied on its institutional portal, its LinkedIn profile and comments made by HEINEKEN employees and ex-employees on Glassdoor; and an one-o-one interview (Barros and Duarte, 2016) with an expert in the field, in order to broaden the discussions. Our findings, based on the analyses conducted, revealed a discourse full of paraphrases and polysemies, which reinforce, through the said and the unsaid, essential elements for the debate on the promotion of employee happiness. We also found opinions from employees and former employees that endorse the company's discursive marks; however, we understand that it is not possible to attest to the genuineness and/or sustainability of the company's discourse through consistent practices aimed at happinesseng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2024-06-27T12:49:07Z No. of bitstreams: 1 PAULA PEREIRA BARCELLOS_Dissertação_FINAL.pdf: 5389210 bytes, checksum: 0a68a04f1e0def1ba743f1ac2de6231d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-07-10T18:52:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAULA PEREIRA BARCELLOS_Dissertação_FINAL.pdf: 5389210 bytes, checksum: 0a68a04f1e0def1ba743f1ac2de6231d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-10T19:02:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULA PEREIRA BARCELLOS_Dissertação_FINAL.pdf: 5389210 bytes, checksum: 0a68a04f1e0def1ba743f1ac2de6231d (MD5) Previous issue date: 2024-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/191282/PAULA%20PEREIRA%20BARCELLOS_Disserta%c3%a7%c3%a3o_FINAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectFelicidadepor
dc.subjectFelicidade Organizacionalpor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectGrupo HEINEKENpor
dc.subjectAnálise de Discursopor
dc.subjectEmotionseng
dc.subjectHappinesseng
dc.subjectOrganizational Happinesseng
dc.subjectOrganizational Communicationeng
dc.subjectHEINEKEN Groupeng
dc.subjectDiscourse Analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleFelicidade e comunicação nos contextos organizacionais : as narrativas discursivas do Grupo Heinekenpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA PEREIRA BARCELLOS_Dissertação_FINAL.pdfPAULA_PEREIRA_BARCELLOS_DIS5.26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.