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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Guilherme Reolon de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3636778432614927 | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Júnior, Nythamar H F De | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3541527557611037 | por |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T14:32:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11290 | - |
dc.description.resumo | O espanto é a origem do filosofar, segundo Platão e Aristóteles. A face teórica da Filosofia, tão rica e fundamento de outros conhecimentos, está em descrédito. Na área educacional, a Lei nº 11.684/08 tornou obrigatório o ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio. No ensino superior, com a redução dos currículos, pela superespecialização e pelo progressivo ensino à distância, ficou marginalizada. Sua face aplicada, porém, parece ganhar novos contornos. A filosofia clínica já é uma realidade há anos. E a revista Exame, em setembro de 2004, noticiara a contratação de filósofos por empresas de consultoria empresarial, como diferencial de mercado diante da abundância de profissionais com MBA (Master Business Administration), e devido às preocupações éticas frente ao crescimento da algoritmização e da inteligência artificial. Surge o Corporate Philosopher (e sua variação, o Chief Philosophy Officer). Alguns anos depois, empresas do Vale do Silício e de Portugal passaram a aderir à inovação, delegando ao filósofo construir também soluções para a felicidade e o bem-estar organizacional. No Brasil, quando muito, organizações recorrem ao filósofo para palestras pontuais, demandando reflexões motivacionais: este profissional ainda é visto como essencialmente teórico, pouco aderente às questões práticas. Desejando estar inserida no contexto contemporâneo, a empresa, com o filósofo, se sustenta diante das demandas constantes, como inclusão e diversidade, felicidade e bem-estar de colaboradores, liderança e desenvolvimento emocional, reconhecimento de diferenças, acessibilidade, liberdade e igualdade, identidade institucional, ética e responsabilidade social, inovação em métodos e processos organizacionais, práticas ESG (ambiental, social e de governança), compliance (conformidade), marca e reputação institucionais. Pretende-se, neste trabalho, fundamentar teoricamente essa atuação a partir: a) de uma reflexão filosófico-psicanalítica sobre a questão da identidade; b) do conceito de Cuidado de Si de Michel Foucault, numa perspectiva ético-estética que proporciona, não só aos sujeitos, mas às organizações, um exercício contínuo de self, em um trabalho permanente de inventar um estilo, como a “estética da existência”, aliado à ideia de autoconhecimento inserida no pensamento de Platão (especialmente na obra Alcibíades I); c) da conjugação teórica da ética da alteridade (Emmanuel Levinas), da ética da responsabilidade (Jean-Paul Sartre) e da ecosofia (Félix Guattari) diante das demandas de uma cultura organizacional inserida na contemporaneidade; e d) da ideia de felicidade em Aristóteles, no estoicismo, no epicurismo e na psicologia positiva. Por fim, este trabalho demonstrará também, a partir da experiência em duas organizações (realizados basicamente como trabalho de campo experimental), quais as possíveis atribuições de um Corporate Philosopher, no contexto brasileiro, com a criação de um Programa de Gestão da Felicidade®, especialmente em atenção à função da filosofia, tal como preconizada por Foucault, a saber: questionar todos os fenômenos de dominação e poder (de ordem paranoica) em qualquer nível e em qualquer forma com que eles se apresentem. | por |
dc.description.abstract | Amazement is the origin of philosophizing, according to Plato and Aristotle. The theoretical face of Philosophy, so rich and the foundation of other knowledge, is in disrepute. In the educational area, Law No. 11,684/08 made the teaching of Philosophy mandatory in the High School curriculum. In higher education, with the reduction of curricula, super-specialization and progressive distance learning, it became marginalized. Its applied phase, however, seems to take on new contours. Clinical philosophy has been a reality for years. And Exame magazine, in September 2004, reported the hiring of philosophers by business consultancy companies, as a market differentiator given the abundance of professionals with MBAs, and due to ethical concerns regarding the growth of algorithmization and artificial intelligence. The Corporate Philosopher (and its variation, the Chief Philosophy Officer) appears. A few years later, companies in Silicon Valley and Portugal began to embrace innovation, delegating the philosopher to also build solutions for happiness and organizational well-being. In Brazil, at most, organizations turn to the philosopher for specific lectures, demanding motivational reflections: this professional is still seen as essentially theoretical, with little adherence to practical issues. Wishing to be inserted in the contemporary context, the company, with the philosopher, supports itself in the face of constant demands, such as inclusion and diversity, happiness and well-being of employees, leadership and emotional development, recognition of differences, accessibility, freedom and equality, identity institutional, ethics and social responsibility, innovation in organizational methods and processes, ESG (environmental, social and governance) practices, compliance, institutional brand and reputation. The aim of this work is to theoretically substantiate this action based on: a) a philosophical-psychoanalytic reflection on the issue of identity; b) Michel Foucault's concept of Self-Care, in an ethical-aesthetic perspective that provides, not only to subjects, but to organizations, a continuous exercise of self, in a permanent work of inventing a style, such as the “aesthetics of existence ”, combined with the idea of self-knowledge inserted in Plato’s thought (especially in the work Alcibiades I); c) the theoretical combination of the ethics of otherness (Emmanuel Levinas), the ethics of responsibility (Jean-Paul Sartre) and ecosophy (Félix Guattari) in the face of the demands of an organizational culture inserted in contemporary times; and d) the idea of happiness in Aristotle, Stoicism, Epicureanism and positive psychology. Finally, this work will also demonstrate, based on experience in two organizations, what are the possible responsibilities of a Corporate Philosopher, in the Brazilian context, with the creation of a Happiness Management Program, especially in attention to the function of philosophy, such as advocated by Foucault, namely: questioning all phenomena of domination and power (of a paranoid order) at any level and in any form in which they present themselves. | por |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Filosofia ([email protected]) on 2024-06-12T18:34:49Z No. of bitstreams: 1 GUILHERME_REOLON_DE_OLIVEIRA_TES.pdf: 839716 bytes, checksum: 0e01368dd2d35c6e8276f25b4dad013a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2024-06-20T14:20:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GUILHERME_REOLON_DE_OLIVEIRA_TES.pdf: 839716 bytes, checksum: 0e01368dd2d35c6e8276f25b4dad013a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-20T14:32:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUILHERME_REOLON_DE_OLIVEIRA_TES.pdf: 839716 bytes, checksum: 0e01368dd2d35c6e8276f25b4dad013a (MD5) Previous issue date: 2024-03-27 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/191055/TES_GUILHERME_REOLON_DE_OLIVEIRA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/192485/TES_GUILHERME_REOLON_DE_OLIVEIRA_COMPLETO.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Humanidades | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Felicidade | por |
dc.subject | Cuidado de Si | por |
dc.subject | Autoconhecimento | por |
dc.subject | Cultura Organizacional | por |
dc.subject | Ética Empresarial | por |
dc.subject | Happiness | eng |
dc.subject | Take Care of Yourself | eng |
dc.subject | Self Knowledge | eng |
dc.subject | Organizational Culture | eng |
dc.subject | Business Ethics | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | Corporate philosopher : fundamentação teórica para atuação do filósofo nas organizações | por |
dc.type | Tese | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho será publicado como artigo ou livro | por |
dc.restricao.prazo | 06 meses | por |
dc.restricao.dataliberacao | 20/06/2024 | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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File | Description | Size | Format | |
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TES_GUILHERME_REOLON_DE_OLIVEIRA_COMPLETO.pdf | GUILHERME_REOLON_DE_OLIVEIRA_TES | 820.04 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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