Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKöhler, Fabiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321329453778875por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614883884181446por
dc.date.accessioned2024-06-06T17:59:15Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11269-
dc.description.resumoCom a expansão das relações internacionais, os sistemas educacionais necessitam estar atualizados para os novos desafios, oferecendo conhecimentos, competências e habilidades para um mundo cada vez mais globalizado. É nesse contexto que a aplicação dos conceitos sobre a internacionalização da educação no ensino médio e o desenvolvimento de disciplinas com capacidade de integrar os saberes além de uma região tornam-se fundamentais para o crescimento social. Esta dissertação tem como objetivo analisar os desafios da gestão escolar diante das transformações culturais de um mundo globalizado e interconectado, com a implementação de um currículo internacionalizado no ensino médio, examinando a Base Nacional Comum Curricular e os marcos regulatórios nacionais; identificando as principais potencialidades e dificuldades (materiais, tecnológicas e estruturais) que os professores terão para o uso das metodologias voltadas à internacionalização do ensino; evidenciando os conceitos sobre a internacionalização da educação básica para que se possa compreender a melhor forma de gestão de processos de ensino e aprendizagem; buscando ações administrativas e elaborando estratégias de gestão para a formação continuada eficientes voltadas à implementação de disciplinas e atividades de acordo com os parâmetros nacionais para a Internacionalização da Educação Básica no Brasil. Utilizou-se a metodologia da Pesquisa Participante onde, ao final de três encontros presenciais em que foram debatidos alguns marcos regulatórios da educação no Brasil, conceitos da Internacionalização e sugestões de soluções e ações práticas para a gestão, foi aplicada uma entrevista com o objetivo de obter respostas quantitativas e qualitativas, tendo como finalidade compreender o entendimento de alguns educadores vinculados ao ensino médio de uma escola privada acerca dos conceitos e da importância de se desenvolver um ensino com base em parâmetros da internacionalização. Os resultados encontrados subsidiaram as reflexões para se pensar em como implementar os paradigmas da internacionalização da educação no currículo escolar do ensino médio através de ações da gestão escolar, identificando resistências às mudanças, buscando aproximar os processos de aprendizagem, qualificando o currículo e o intercâmbio cultural, preparando o aluno para o mercado de trabalho e proporcionando uma educação de qualidade para o desenvolvimento de um cidadão globalpor
dc.description.abstractWith the expansion of international relations, educational systems need to be updated to new challenges, offering knowledge, skills and abilities for an increasingly globalized world. It is in this context that the application of concepts about the internationalization of education in secondary education and the development of subjects with the capacity to integrate knowledge beyond a region become fundamental for social growth. This dissertation aims to analyze the challenges of school management in the face of cultural transformations in a globalized and interconnected world, with the implementation of an internationalized curriculum in secondary education, examining the National Common Curricular Base and national regulatory frameworks; identifying the main potentialities and difficulties (material, technological and structural) that teachers will have when using methodologies aimed at the internationalization of teaching; highlighting the concepts about the internationalization of basic education so that one can understand the best way to manage teaching and learning processes; seeking administrative actions and developing management strategies for efficient continuing education aimed at implementing disciplines and activities in accordance with national parameters for the Internationalization of Basic Education in Brazil. The Participant Research methodology was used where, at the end of three meetings in which some regulatory frameworks for Brazilian education, Internationalization concepts and suggestions for solutions and practical actions for educational management were discussed; an interview was carried out with the aim of obtaining quantitative and qualitative responses, with the aim of understanding the understanding of some educators linked to secondary education at a private school regarding the concepts and importance of developing teaching based on internationalization parameters. The results found supported reflections to think about how to implement the paradigms of internationalization of education in the high school curriculum through school management actions, identifying resistance to changes, seeking to bring learning processes closer together, qualifying the curriculum and cultural exchange , preparing students for the job market and providing quality education for the development of a global citizeneng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2024-05-31T19:10:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Fabiane Kohler.pdf: 1600350 bytes, checksum: 2872b684035d59c1bdd1ae47c1b2cf57 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-06-06T17:24:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Fabiane Kohler.pdf: 1600350 bytes, checksum: 2872b684035d59c1bdd1ae47c1b2cf57 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-06T17:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Fabiane Kohler.pdf: 1600350 bytes, checksum: 2872b684035d59c1bdd1ae47c1b2cf57 (MD5) Previous issue date: 2024-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190843/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Kohler.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectInternacionalização da Educaçãopor
dc.subjectCEES/PUCRSpor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectContinuing Trainingeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectInternationalization of Educationeng
dc.subjectCEES/PUCRSeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA internacionalização no currículo do ensino médio : desafios da gestão escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fabiane Kohler.pdfFABIANE_KÖHLER_DIS1,56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.