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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTagliapietra, Ângela Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174168400747729por
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8787637274769944por
dc.date.accessioned2024-05-31T14:02:17Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11246-
dc.description.resumoEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, exploratória, apoiada num estudo de caso, investigou a contribuição da plataforma digital Elefante Letrado (EL) para os processos de alfabetização e letramento considerando estudantes da faixa etária associada ao 3º ano do Ensino Fundamental I. A investigação buscou compreender como a implementação pedagógica da EL pode enriquecer esses processos educativos. O objetivo principal era explorar a integração da plataforma com as práticas de alfabetização e letramento, enquanto os objetivos secundários incluíam identificar estratégias de utilização da EL por professores, destacar suas funcionalidades mais valiosas segundo os docentes, e reconhecer áreas para aprimoramento para maximizar sua eficácia. A metodologia envolveu inicialmente uma revisão de literatura, seguida de análise detalhada das características e usos da EL, que é acessível online e voltada para crianças do 1º ao 5º ano. Além disso, entrevistas semiestruturadas com oito professoras do 3º ano de duas escolas privadas de Porto Alegre proporcionaram insights sobre como a plataforma é utilizada como suporte no processo de alfabetização e letramento. Os resultados foram coletados por meio de questionários com perguntas semiestruturadas e analisados através da análise textual discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2016). Emergiram três categorias principais: (1) o impacto da EL no interesse e desinteresse dos alunos pela leitura digital; (2) como a EL auxilia os professores no planejamento de atividades e recursos; e (3) a importância da integração da tecnologia digital nos processos educativos de alfabetização e letramento. Os resultados indicam que a EL tem um papel significativo no apoio ao ensino e à aprendizagem, permitindo a incorporação de novos recursos pedagógicos nas salas de aulapor
dc.description.abstractThis qualitative, exploratory research, supported by a case study, investigated the contribution of the digital platform Elefante Letrado (EL) to the literacy processes considering students in the age group associated with the 3rd year of Elementary School I. The investigation aimed to understand how the pedagogical implementation of EL can enrich these educational processes. The main objective was to explore the platform's integration with literacy practices. In contrast, the secondary objectives included identifying teachers' strategies to use EL, highlighting its most valuable features according to educators, and recognizing areas for improvement to maximize its effectiveness. The methodology initially involved a literature review, followed by a detailed analysis of EL's characteristics and uses, accessible online and aimed at children from 1st to 5th grade. Additionally, semi-structured interviews with eight third-grade teachers from two private schools in Porto Alegre provided insights into how the platform supports the literacy process. The results collected through questionnaires with semi-structured questions and analyzed through discursive textual analysis, as per Moraes and Galiazzi (2016). Three main categories emerged: (1)The impact of EL on students' interest and disinterest in digital reading. (2) how EL assists teachers in planning activities and resources, and (3) the importance of integrating digital technology in the educational processes of literacy. The results indicate that EL plays a significant role in supporting teaching and learning, allowing the incorporation of new pedagogical resources in the classroomeng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2024-05-12T21:26:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Angela Fernandes Tagliapietra.pdf: 1206084 bytes, checksum: 0c0a13b8b303f93853b57cc70fa5a70c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-05-31T13:54:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Angela Fernandes Tagliapietra.pdf: 1206084 bytes, checksum: 0c0a13b8b303f93853b57cc70fa5a70c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-31T14:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Angela Fernandes Tagliapietra.pdf: 1206084 bytes, checksum: 0c0a13b8b303f93853b57cc70fa5a70c (MD5) Previous issue date: 2024-03-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190721/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Angela%20Fernandes%20Tagliapietra.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectElefante Letradopor
dc.subjectPlataforma Digitalpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLiterate Elephanteng
dc.subjectDigital Platformeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLiteracy Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUm estudo sobre a contribuição da plataforma digital elefante letrado para os processos de letramento e alfabetizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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Dissertação_Angela Fernandes Tagliapietra.pdfÂNGELA_FERNANDES_TAGLIAPIETRA_DIS1,18 MBAdobe PDFThumbnail

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