Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Ana Paula da Silva-
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.date.accessioned2024-05-28T22:38:14Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11239-
dc.description.resumoA Educação a Distância se torna cada vez mais relevante como modalidade de ensino, aumentando as ofertas por cursos e formações em todos os níveis. Idealmente deveriam aumentar os números de docentes atuantes nesse contexto. Infelizmente sabemos que não é a realidade em muitas instituições de ensino, porém é o que acontece na escola onde o presente projeto aconteceu. Dessa forma precisam contar com uma formação continuada focada nessa realidade. Este trabalho apresenta uma análise de um projeto de mentoria voltado à formação continuada de docentes em uma escola de ensino técnico a distância. Para responder aos objetivos dessa pesquisa de carácter qualitativo, do tipo Estudo de Caso, foram realizadas entrevistas com quatro docentes participantes desse projeto como docentes mentorados, pois buscou-se compreender qual a percepção deles sobre o projeto de formação continuada. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016) da qual emergiram três categorias novas que apresentam diversas compreensões sobre o assunto. As categorias são as seguintes: Categoria 1 - Percepções sobre o projeto. Esta categoria apresentou que o projeto mentoria, aplicado pela primeira vez demonstrou pontos positivos, pontos de melhoria e, além disso, dessa aplicação surgiram sugestões de aprimoramento para oportunidades futuras, caso fosse aplicado novamente; Categoria 2 - Aprendizagens realizadas: compartilhamento de práticas. Esta segunda categoria demonstrou que por estarem organizados em grupos entre docentes tutores, as aprendizagens realizadas e identificadas decorrem do compartilhamento de práticas entre os colegas em todas as esferas da docência online; e Categoria 3 - Relação Mentor X Mentorado: essa parte da análise indicou que realizar uma formação continuada conduzida por docentes mais experientes tem o potencial de grande impacto, pois há conexão entre os docentes e um maior nível de empatia. A partir desses resultados podemos concluir que a docência on-line apresenta desafios específicos da sua modalidade de ensino e por isso, a importância de programas de formação continuada docente voltados especificamente para esse público. Também foram descobertas aprendizagens significativas relacionadas à metodologia da mentoria, como estratégia para formação continuada docente. Percebeu-se que a troca com colegas já experientes nessa modalidade de ensino desenvolve a confiança, a segurança e a criatividade para resolver problemas únicos da EAD. Além disso, por meio da organização de grupos de mentoria, os docentes demonstraram maior empatia e envolvimento com a formação continuada. O trabalho também apresenta algumas opções de continuação que por falta de tempo ou por não ser o objetivo desta pesquisa, não foram levadas adiante.por
dc.description.abstractDistance Education is a highly relevant and practical teaching modality, with increasing courses and training programs offered at all levels. As a result, a growing number of teachers working in this context must continue their training with a focus on this reality. This paper presents a comprehensive analysis of a mentoring project aimed at the continuing training of teachers at a technical distance learning school. Through qualitative case study interviews with four mentored teachers, we sought to understand their perception of the continuing education project. The analysis, conducted using the Textual Discourse Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2016), revealed three new categories that present different understandings of the subject. Category 1 - Perceptions of the project demonstrated that the mentoring project, applied for the first time, demonstrated positive points and points for improvement. In addition, it revealed suggestions for improvement in future applications. Category 2 - Learning achieved: sharing practices showed that the learning that has occurred and identified stems from sharing practices between colleagues in all spheres of online teaching. Category 3: Mentor vs. Mentored Relationship indicated that continuing training conducted by more experienced teachers has the potential for significant impact, as there is a connection between the teachers and a greater level of empathy. Based on these results, it is clear that online teaching presents specific challenges unique to its teaching modality. Therefore, it is essential to continue teacher training programs for this audience. We learned significant lessons about the mentoring methodology for continuing teacher training. Exchanging ideas with experienced colleagues in this type of teaching develops confidence, security, and creativity to solve problems unique to distance education. Moreover, organizing mentoring groups fosters greater empathy and involvement in continuing training. In conclusion, this work presents some options for continuation, which should have been pursued due to a lack of time or because it was not the aim of this research. Nonetheless, it is clear that the mentoring project for continuing teacher training has demonstrated its effectiveness and should be applied more widely within the education sector.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2024-05-12T21:13:48Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Ana Paula da Silva Viana.pdf: 1167490 bytes, checksum: 168322880dc4158956cf01eac66c3ef9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-05-28T20:03:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Ana Paula da Silva Viana.pdf: 1167490 bytes, checksum: 168322880dc4158956cf01eac66c3ef9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-28T22:38:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Ana Paula da Silva Viana.pdf: 1167490 bytes, checksum: 168322880dc4158956cf01eac66c3ef9 (MD5) Previous issue date: 2024-03-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190664/Dissertacao_Ana%20Paula%20da%20Silva%20Viana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEADpor
dc.subjectMentoriapor
dc.subjectDocentepor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectMentoringeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProjeto mentoria na formação continuada em cursos técnicos EaD : uma análise a partir da percepção dos docentes participantespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Ana Paula da Silva Viana.pdfANA_PAULA_DA_SILVA_VIANA_DIS1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.