Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Michelle Almeida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4048212980183828por
dc.contributor.advisor1Martins, Luis Carlos dos Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1514419297579055por
dc.date.accessioned2024-05-28T18:44:33Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11237-
dc.description.resumoO foco central deste estudo é a figura icônica de Alexandre, o Grande, cuja vida tem sido objeto de fascínio ao longo dos séculos - através do estudo das representações cinematográficas em Alexander the Great (1956), dirigido por Robert Rossen, e Alexander (2004), dirigido por Oliver Stone. Alexandre, o Grande, monarca macedônio do século IV a.C., é conhecido por suas notáveis conquistas militares e pela disseminação da cultura helênica em vastas regiões, como o Oriente Médio, Ásia Central, Egito e Índia. Sua figura histórica complexa gerou ao longo do tempo diversas interpretações, e o cinema é um meio poderoso para explorar e comunicar essas perspectivas. A análise das representações cinematográficas de Alexandre, apresentadas nestes dois filmes produzidos com quase cinquenta anos de diferença, não apenas revela os aspectos militares do líder, mas também aborda temas subjacentes como suas estratégias de comando, seu poder, amizade e intercâmbios culturais que marcaram as suas campanhas. Ao examinar obras produzidas em tempos e contextos distintos, como Alexander the Great, durante a Guerra Fria, e Alexander, durante a Guerra ao Terror, temos a oportunidade de discernir nuances das representações culturais de Alexandre na cena cinematográfica norte-americana, explorando como contribuem para a construção de sua imagem, à luz dos aspectos históricos, culturais e cinematográficos, a fim de oferecer uma compreensão abrangente do temapor
dc.description.abstractIl focus centrale dello studio è sulla figura iconica di Alessandro Magno, la cui vita è stata oggetto di fascino nel corso dei secoli. Nello specifico verranno provate le rappresentazioni cinematografiche in Alexander the Great (1956), diretto da Robert Rossen, e Alexander (2004), diretto da Oliver Stone. Poiché l’industria cinematografica rappresenta personaggi storici, gioca un ruolo fondamentale nel costruire la percezione di questi personaggi e nell’influenzare la comprensione del passato nella sua rilevanza contemporanea. Alessandro Magno, monarca macedone del IV secolo a.C., è noto per le sue notevoli conquiste militari e per la diffusione della cultura ellenica in vaste regioni come il Medio Oriente, l'Asia centrale, l'Egitto e l'India. La sua complessa figura storica ha generato nel tempo diverse interpretazioni, e il cinema è un potente mezzo per esplorare e comunicare queste prospettive. L'analisi delle rappresentazioni cinematografiche di Alessandro, presentate in questi due film girati a distanza di quasi cinquant’anni, non solo rivela le facciate militari del condottiero, ma afronta anche temi sottostanti come le sue strategie di comando, il suo potere, l'amicizia e gli scambi culturali che hanno segnato le sue campagne. Esaminando opere prodotte in tempi e contesti diversi, come Alexander the Great durante la guerra fredda e Alexander, durante la guerra al terrore, abbiamo la possibilità di discernere le sfumature delle rappresentazioni culturali di Alessandro nella scena cinematografica nordamericana esplorando come contribuiscono alla costruzione della sua immagine reale, alla luce degli aspetti storici, culturali e cinematografici al fine di offrire una comprensione completa del temaita
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2024-05-09T18:59:40Z No. of bitstreams: 1 MICHELLE_ ALMEIDA_ DA_ SILVEIRA_DIS.pdf: 5972306 bytes, checksum: 85ab9534c4f20f9ec385727a8edc340b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-05-28T18:34:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MICHELLE_ ALMEIDA_ DA_ SILVEIRA_DIS.pdf: 5972306 bytes, checksum: 85ab9534c4f20f9ec385727a8edc340b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-28T18:44:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MICHELLE_ ALMEIDA_ DA_ SILVEIRA_DIS.pdf: 5972306 bytes, checksum: 85ab9534c4f20f9ec385727a8edc340b (MD5) Previous issue date: 2024-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190662/MICHELLE_%20ALMEIDA_%20DA_%20SILVEIRA_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlexandrepor
dc.subjectO Grandepor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectFiguras Históricaspor
dc.subjectInfluência Culturalpor
dc.subjectÉpico Hollywoodianopor
dc.subjectGuerra Friapor
dc.subjectGuerra ao Terrorpor
dc.subjectAlessandro Magnoita
dc.subjectRappresentazioneita
dc.subjectCinemaita
dc.subjectFigure Storicheita
dc.subjectInfluenza Culturaleita
dc.subjectEpico Hollywoodianoita
dc.subjectGuerra Freddaita
dc.subjectGuerra al Terroreita
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleAlexandre, o Grande no cinema : representações culturais e encontros entre oriente e ocidente na construção de sua imagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELLE_ ALMEIDA_ DA_ SILVEIRA_DIS.pdfMICHELLE_ALMEIDA_DA_SILVEIRA_DIR5,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.