Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Taís de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9772280334549670por
dc.contributor.advisor1Tietzmann, Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403852593758632por
dc.date.accessioned2024-04-23T15:06:27Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11166-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo aprofundar a compreensão do cenário brasileiro de produção de animações voltadas para o público adulto. O estudo adota uma abordagem metodológica exploratória que inclui revisão bibliográfica, análise documental, estudo da filmografia nacional de animação e investigação de áreas correlatas, como a lei nacional de classificação indicativa. Os objetivos específicos abrangem a identificação das transformações nos formatos e linguagens das animações brasileiras para os adultos e a investigação das novas tendências nas narrativas animadas seriadas no Brasil. Por meio da coleta e da análise dos dados, foram realizadas conexões interdisciplinares fundamentadas no conceito literário de duplo código delineado por Umberto Eco (2017). A análise se concentra na série “Irmão do Jorel” (2014) devido ao seu diálogo narrativo com a cultura brasileira, que transcende o público infantil e alcança também o público adulto. Para a construção da análise, são aplicados os conceitos de Jullier e Marie (2009), presentes no livro “Lendo as Imagens do Cinema”, utilizando o enfoque do duplo código. Muitas das obras do começo do cinema de animação nacional são voltadas para o público adulto por falta de direcionamento mercadológico que introduzisse uma demanda de animações para um público específico. O cenário nacional começa a se modificar quando canais de televisão estrangeiros vêm para o Brasil e, através da Lei da TV paga, precisam transmitir conteúdos nacionais. Essa lei causa uma transformação em toda a cadeia audiovisual nacional, mas em especial, no que nos diz respeito a essa pesquisa, se cria uma lógica de produção de desenhos animados para canais da televisão paga. O que fomenta o mercado de animação nacional e possibilita o desenvolvimento de obras específicas para determinado público. Como resultados de pesquisa, nota-se que apesar da exigência de conteúdos animados voltados ao público infantil por parte de diversos canais de televisão após a implementação dessa lei, muitas dessas produções preservam a identidade autoral de seus criadores, estabelecendo assim um diálogo com o público adulto tambémpor
dc.description.abstractThis dissertation aims to deepen the understanding of the Brazilian animation production scenario for adult audiences. The study adopts an exploratory methodological approach, which includes bibliographical review, documentary analysis, study of national animation filmography and investigation of related areas, such as the national media rating law. The specific objectives include identifying developments in formats and languages of Brazilian animations for adults, and investigating new trends in serialized animated narratives nationally. Through data collection and analysis, interdisciplinary connections were made based on the literary concept of Double Coding outlined by Umberto Eco (2017). The analysis focuses on the series “Irmão do Jorel” (2014) due to its dialogue with Brazilian culture, which transcends children and also reaches adult audiences. To develop the analysis, the concepts of Jullier and Marie (2009), present in the book “Reading the Images of Cinema”, were applied to the Ecoian double coding approach. Many of the works from the beginning of national animated cinema are for adult audiences due to a lack of marketing guidance that would introduce a demand for animations for a specific audience. The national scenario begins to change when foreign television channels come to Brazil and, through the Pay TV Law, need to broadcast national content. This law causes a transformation throughout the national audiovisual chain, but in particular, as far as this research is concerned, it creates a logic for producing cartoons for pay television channels. This promotes the national animation market and enables the development of specific works for a specific audience. As research results, it is noted that despite the requirement for animated content aimed at children by several television channels after the implementation of this law, many of these productions preserve the authorial identity of their creators, thus establishing a dialogue with the public adult tooeng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2024-04-05T15:46:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Taís de Barros - VERSÃO FINAL.pdf: 6736823 bytes, checksum: 48fd72162b61397ce8da499551d862ca (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-04-23T14:47:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Taís de Barros - VERSÃO FINAL.pdf: 6736823 bytes, checksum: 48fd72162b61397ce8da499551d862ca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-23T15:06:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Taís de Barros - VERSÃO FINAL.pdf: 6736823 bytes, checksum: 48fd72162b61397ce8da499551d862ca (MD5) Previous issue date: 2024-03-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190302/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Ta%c3%ads%20de%20Barros%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectAnimaçãopor
dc.subjectAnimação Nacionalpor
dc.subjectAnimação Para o Público Adultopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectCinema de Animaçãopor
dc.subjectCinema Nacionalpor
dc.subjectDesenhos Animadospor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectAnimationeng
dc.subjectNational Animationeng
dc.subjectAnimation for an Adult Audienceeng
dc.subjectMovie Theatereng
dc.subjectAnimation Cinemaeng
dc.subjectNational Cinemaeng
dc.subjectCartooneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleTambém para maiores : o duplo código como estratégia narrativa nas animações brasileiras para o público adultopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Taís de Barros - VERSÃO FINAL.pdfTAÍS_DE_BARROS_DIS6,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.