Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Thais Cidade de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7611847984691430por
dc.contributor.advisor1Alvim, Augusto Mussi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389042578042654por
dc.date.accessioned2024-02-28T21:36:24Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11109-
dc.description.resumoA pesquisa tem por objetivo conhecer a importância do financiamento para a educação brasileira, apresentando, inicialmente, uma linha cronológica das políticas públicas, para se conhecer a história e as prioridades da Educação brasileira; entendendo os instrumentos e mecanismos de financiamento da Educação, a sua origem, alocação e formas de fiscalização. Por meio do estudo do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é possível compreender os investimentos do Brasil em Educação e a sua distribuição entre as regiões brasileiras, proporcionando, assim, observação sobre a sua relevância para o desempenho educacional brasileiro em provas como o Pisa (Programme for International Student Assessment), instrumento que estabelece um comparativo internacional da educação a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa direciona sua atenção para os investimentos em Educação no Brasil, realizando uma comparação com os países que mais investem em educação na OCDE. Dessa análise, é possível identificar a correlação entre o montante investido e as deficiências presentes no sistema educacional brasileiro. As estratégias de pesquisas utilizadas neste trabalho foram descritivas e exploratórias e ao método, classifica-se em qualitativo-quantitativo, envolvendo a integração da pesquisa bibliográfica e documental, focando na análise da política educacional nacionalpor
dc.description.abstractThe research aims to comprehend the significance of financing in Brazilian education. Initially, it presents a chronological overview of public policies to grasp the historical trajectory and priorities of Brazilian Education. The study delves into the instruments and mechanisms employed for financing Education, encompassing their origins, allocation, and modes of oversight. By examining the Fundeb (Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals), this research sheds light on Brazil's investments in Education and their distribution across different Brazilian regions. This, in turn, offers insights into their impact on Brazilian educational performance in assessments like PISA (Programme for International Student Assessment). PISA serves as a tool for conducting international comparisons of education every three years, overseen by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). The research directs its attention to investments in Education in Brazil, making a comparison with the countries that invest the most in education in the OECD. From this analysis, it is possible to identify the correlation between the amount invested and the deficiencies present in the Brazilian educational system. The research employed descriptive and exploratory strategies, while the method was classified as qualitative-quantitative. It entailed the integration of bibliographic and documentary research, with a primary focus on the analysis of national educational policieseng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2024-01-25T18:49:55Z No. of bitstreams: 1 THAIS_CIDADE_DE_SOUZA_DIS.pdf: 916268 bytes, checksum: d7d94274b0a6c42a4b6de06ef88a5de8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-02-28T21:18:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 THAIS_CIDADE_DE_SOUZA_DIS.pdf: 916268 bytes, checksum: d7d94274b0a6c42a4b6de06ef88a5de8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-28T21:36:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THAIS_CIDADE_DE_SOUZA_DIS.pdf: 916268 bytes, checksum: d7d94274b0a6c42a4b6de06ef88a5de8 (MD5) Previous issue date: 2023-10-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/189895/THAIS_CIDADE_DE_SOUZA_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectFinanciamento da Educaçãopor
dc.subjectQualidade em Educaçãopor
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispor
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectEducation financingeng
dc.subjectQuality in Educationeng
dc.subjectEducational Public Policyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleA educação básica após a abertura política no Brasil : um estudo sobre a importância do financiamento educacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS_CIDADE_DE_SOUZA_DIS.pdfTHAIS_CIDADE_DE_SOUZA_DIS894,79 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.