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dc.creatorCoral, Eduardo Abel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9311667784547921por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3807243915412162por
dc.date.accessioned2024-01-16T13:56:33Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11084-
dc.description.resumoEste estudo procurou responder os questionamentos da pergunta diretriz sobre quais contribuições as disciplinas curriculares sobre Tecnologias Digitais que compõem os Projetos Pedagógicos de Cursos das licenciaturas em matemática no Brasil trazem para a formação docente? O Objetivo Geral da pesquisa foi compreender as contribuições das disciplinas curriculares sobre TD que compõem os PPC das licenciaturas em matemática no Brasil para a formação docente. A pesquisa realizada usou os PPC como documentos oficiais vinculados as IES brasileiras que forneciam formação profissional em matemática dentro de um contexto específico e as entrevistas concedidas por professores brasileiros que atuam ou atuaram em IES, como formadores de docentes de matemática. A pesquisa foi desenvolvida, a partir da análise quantitativa dos documentos, produzindo dados que foram utilizados para construir um panorama sobre a formação atual dos novos professores de matemática e o uso das TD nessa formação. Estes dados serviram para qualificar as escolhas dos participantes, bem como dar subsídios para elaboração de um questionário de entrevistas semiestruturado coerente aos objetivos deste estudo. As entrevistas foram analisadas segundo a metodologia conhecida como Análise Textual Discursiva. Desta análise, emergiram quatro categorias, a saber: uso de Tecnologias Digitais durante o ensino remoto emergencial; das Tecnologias Digitais como tema transversal à obrigatoriedade, passando pela formação continuada; uso das Tecnologias Digitais como meio de melhorar a aprendizagem ainda não é consenso; e utilização das Tecnologias Digitais sob critério do docente, independentemente do que tratam as ementas das disciplinas dos Projetos Pedagógicos de Curso. A partir das compreensões elaboradas, foi possível reformular a tese inicial e defender a tese de que “existem disciplinas sobre, e com, Tecnologias Digitais incorporadas aos Projetos Pedagógicos de Cursos das licenciaturas em matemática brasileiras atuais e que podem proporcionar contribuições na formação dos novos professores que potencialmente atuarão na educação de base, quando estas são ministradas sob aspectos pedagógicos relevantes.” O desenvolvimento deste estudo colaborou com a ampliação sobre a compreensão da atuação profissional dos professores formadores no âmbito das licenciaturas em matemática brasileiras, além de expandir as perspectivas sobre o uso das TD neste contexto educacional e a importância das discussões permanentes sobre a elaboração, estruturação e atualização dos Projetos Pedagógicos desses Cursos.por
dc.description.abstractThis study sought to answer the questions of the guiding question about what contributions do the curricular subjects on Digital Technologies that make up the Pedagogical Projects of Mathematics degree courses in Brazil bring to teacher training? The General Objective of the research was to understand the contributions of the curricular subjects on DT that make up the PPC of mathematics degrees in Brazil for teacher training. The research carried out used the PPC as official documents linked to Brazilian HEIs that provided professional training in mathematics within a specific context and interviews given by Brazilian teachers who work or worked at HEIs, as mathematics teacher trainers. The research was developed based on the quantitative analysis of documents, producing data that was used to build an overview of the current training of new mathematics teachers and the use of DT in this training. These data served to qualify the participants' choices, as well as to provide support for the development of a semi-structured interview questionnaire consistent with the objectives of this study. The interviews were analyzed according to the methodology known as Discursive Textual Analysis. From this analysis, four categories emerged, namely: use of Digital Technologies during emergency remote teaching; Digital Technologies as a transversal theme to mandatory, including continued training; the use of Digital Technologies as a means of improving learning is not yet a consensus; and use of Digital Technologies at the discretion of the teacher, regardless of what the syllabi of the Course Pedagogical Projects deal with. Based on the understandings elaborated, it was possible to reformulate the initial thesis and defend the thesis that “there are subjects about, and with, Digital Technologies incorporated into the Pedagogical Projects of Current Brazilian Mathematics Degree Courses and which can provide contributions to the training of new teachers that will potentially act in basic education, when these are taught under relevant pedagogical aspects.” The development of this study contributed to expanding the understanding of the professional performance of teacher trainers within the scope of Brazilian mathematics degrees, in addition to expanding perspectives on the use of DT in this educational context and the importance of permanent discussions on the elaboration, structuring and updating the Pedagogical Projects of these Courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2024-01-09T14:26:45Z No. of bitstreams: 1 Tese_Eduardo_Corrigida.pdf: 4727855 bytes, checksum: 7dee90a07e8edef792a7f31e708ea617 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-01-16T13:26:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Eduardo_Corrigida.pdf: 4727855 bytes, checksum: 7dee90a07e8edef792a7f31e708ea617 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-16T13:56:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Eduardo_Corrigida.pdf: 4727855 bytes, checksum: 7dee90a07e8edef792a7f31e708ea617 (MD5) Previous issue date: 2023-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/189659/Tese_Eduardo_Corrigida.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectPlanos Pedagógicos de Cursospor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectDigital Technologieseng
dc.subjectPedagogical Course Planseng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectDegree in Mathematicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ENSINOpor
dc.titleTecnologias digitais nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em matemática : percepções dos docentes sobre suas formações e atuaçõespor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
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