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dc.creatorCardoso, Renata Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0001772074458115por
dc.contributor.advisor1França, Marco Túlio Aniceto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2933541593062202por
dc.date.accessioned2024-01-11T19:05:28Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11081-
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo analisar empiricamente três problemas sociais de interesse público, os dois primeiros referem-se à educação e o terceiro à corrupção no Brasil. Para tal propósito três ensaio são aqui propostos. No primeiro ensaio, avaliamos os fatores associados à evasão escolar em diferentes etapas de ensino, sob a hipótese de que meninos e meninas evadem por motivos distintos ao longo da trajetória escolar. Nossos resultados indicam que a evasão escolar para trabalhar acomete tanto os meninos quanto as meninas, sendo mais inten-siva para eles e agravando-se com o passar dos anos escolares. Já para as meninas, além do trabalho, também é fator decisivo para a evasão o casamento e os filhos, fatores estes pouco relevantes para os meninos. No segundo ensaio, avaliamos empiricamente o efeito de cursar Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a probabilidade de aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para a certificação em Ní-vel Médio observou-se menor probabilidade de aprovação no Encceja dos indivíduos que cur-sam EJA, em todas as disciplinas sendo o efeito negativo de maior magnitude para Lingua-gens e Redação, e Matemática. Para certificação em Nível Fundamental identificou-se pior desempenho nas disciplinas de Linguagens e Redação, e Ciências da Natureza. Em geral os resultados indicam desempenho inferior do grupo participante da política de EJA. Por último, no terceiro ensaio, fazemos uma análise sobre a corrupção no Brasil, a partir da estimação de um Índice de Microrregional de Corrupção (IMRC), para 220 microregiões do Brasil. Adicio-nalmente, avaliamos tendências espaciais da corrupção estimada. Os resultados apontam a formação de clusters espaciais da corrupção do tipo alta incidência (high-high) para as regiões dos estados do Norte, e baixa incidência (low-low) para os do Sul. Por fim, o trabalho inova ao calcular um índice objetivo com abrangência microrregional. Ademais, indica áreas para a atuação do Estado em possíveis ações de combate à corrupção, bem como disponibiliza o IMRC, que possibilita diversas pesquisas sobre corrupçãopor
dc.description.abstractThis thesis aims to empirically analyze three social problems of public interest, the first two refer to education and the third to corruption in Brazil. For this purpose, three tests are pro-posed here. In the first test, we evaluated the factors associated with school dropout at differ-ent stages of education, under the hypothesis that boys and girls drop out for different reasons throughout their school career. Our results indicate that school dropout to work affects both boys and girls, being more intense for them and getting worse as the school years go by. For girls, in addition to work, marriage and children are also decisive factors for evasion, factors that are not very relevant for boys. In the second test, we empirically evaluated the effect of studying Youth and Adult Education (EJA) on the probability of passing the National Exami-nation for Certification of Youth and Adult Skills (Encceja). For certification at the Secondary Level, there was a lower probability of approval in Encceja for individuals taking EJA, in all subjects, with the negative effect being of greater magnitude for Languages and Writing, and Mathematics. For certification at Fundamental Level, worse performance was identified in the subjects of Languages and Writing, and Natural Sciences. In general, the results indicate low-er performance of the group participating in the EJA policy. Finally, in the third essay, we analyze corruption in Brazil, based on the estimation of a Microregional Corruption Index (IMRC), for 220 microregions in Brazil. Additionally, we evaluate spatial trends in estimated corruption. The results point to the formation of spatial clusters of corruption of the high-incidence type (high-high) for the regions of the Northern states, and low incidence (low-low) for those in the South. Finally, the work innovates by calculating an index objective with mi-cro-regional coverage. Furthermore, it indicates areas for State action in possible actions to combat corruption, as well as making available the IMRC, which enables various research on corruption.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2023-12-08T14:41:55Z No. of bitstreams: 1 RENATA_PEREIRA_CARDOSO_TES.pdf: 2843658 bytes, checksum: b3b487f8d0dca6125e03b57b6df5e104 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-01-11T18:36:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RENATA_PEREIRA_CARDOSO_TES.pdf: 2843658 bytes, checksum: b3b487f8d0dca6125e03b57b6df5e104 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-11T19:05:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATA_PEREIRA_CARDOSO_TES.pdf: 2843658 bytes, checksum: b3b487f8d0dca6125e03b57b6df5e104 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/189640/RENATA_PEREIRA_CARDOSO_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomia da Educaçãopor
dc.subjectEvasão Escolarpor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectLogit Multinomialpor
dc.subjectPropensity Score Matchingpor
dc.subjectCorrupção Regional; Análise Espacialpor
dc.subjectEconomics of Educationeng
dc.subjectSchool Dropouteng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectMultinomial Logiteng
dc.subjectPropensity Score Matchingeng
dc.subjectRegional Corruptioneng
dc.subjectSpatial Analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleEnsaios em economia : evidências sobre economia da educação e sobre a corrupção no Brasilpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

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