Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruno Anderson Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8356250734706439por
dc.contributor.advisor1Madarasz, Norman Roland-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1872154241367432por
dc.date.accessioned2023-10-23T18:53:34Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11024-
dc.description.resumoNeste estudo, fundamentamos nossa análise a partir da premissa de que a performance artística é contrária à necropolitica e a biopolítica que, por sua vez, querem disciplinar os corpos, já que a performance de arte produziria corpos indisciplinados. Ou seja, por meio da performance artística se poderia produzir micropolíticas ou algo em torno da criação de um corpo sem órgãos (CsO), como proposto por Antonin Artaud em sua última performance, intitulada Pour en finir avec le jugement de Dieu (1947) (e melhor desenvolvido posteriormente por Gilles Deleuze e Félix Guattari), como veremos em nosso trabalho. Entre os objetivos dessa pesquisa está o de compreender os processos de subjetivação contemporâneos e as lutas contra as formas sistemáticas de domínio e disciplina dos corpos. Visa-se a observar se a experimentação artística pode gerar um corpo-devir, que se traduz por um acontecimento capaz de aumentar a potência de agir dos corpos e criar linhas de fuga de libertação. Por fim, busca-se responder à questão se haveria algo nas experimentações artísticas que poderia fazer emergir um corpo-devir, isto é, um acontecimento gerado a partir do encontro e da disruptura de corpos, capaz de aumentar sua potência de ação e como isso pode operar uma abertura inesperada na cultura e na arte, servindo como uma forma de resistência filosófica à política de controle dos corpos (biopolítica e necropolítica).por
dc.description.abstractIn this study, we base our analysis on the premise that artistic performance stands in opposition to necropolitics and biopolitics, which, in turn, seek to discipline bodies, since artistic performance is seen as yielding undisciplined bodies. In other words, through artistic performance, one could potentially engender micropolitics or something in the vicinity of the creation of a body without organs (BwO), as proposed by Antonin Artaud in his final performance, titled "Pour en finir avec le jugement de Dieu" (1947) (and further elaborated upon by Gilles Deleuze and Félix Guattari), as we will explore in our study. Among the objectives of this research, we seek to comprehend the contemporary processes of subjectivization and the struggles against the systematic forms of domination and body discipline. The aim is to ascertain if artistic experimentation can give rise to a becoming-body, which translates into an event capable of augmenting the power to act of bodies and forging escape routes to liberation. Finally, we seek to address the question of whether there is something within artistic experiments that could bring forth a becoming-body, i.e., an event generated from the encounter and disruption of bodies, capable of increasing their power to act; and how this event can operate an unforeseen opening in culture and art, serving as a form of philosophical resistance to the politics of body control (biopolitics and necropolitics).eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Filosofia ([email protected]) on 2023-10-17T20:26:06Z No. of bitstreams: 1 TESE BRUNO FINAL (1).pdf: 1569399 bytes, checksum: 801d4bf577f6b19a6d2affce23bf6aa4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-10-23T18:46:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE BRUNO FINAL (1).pdf: 1569399 bytes, checksum: 801d4bf577f6b19a6d2affce23bf6aa4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-23T18:53:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE BRUNO FINAL (1).pdf: 1569399 bytes, checksum: 801d4bf577f6b19a6d2affce23bf6aa4 (MD5) Previous issue date: 2023-08-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/189187/TESE%20BRUNO%20FINAL%20%281%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiopolíticapor
dc.subjectNecropolíticapor
dc.subjectDispositivopor
dc.subjectCorpo sem Órgãospor
dc.subjectPerformance Artísticapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectBiopoliticseng
dc.subjectNecropoliticseng
dc.subjectDeviceeng
dc.subjectBody Without Organseng
dc.subjectArtistic Performanceeng
dc.subjectResistanceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleO corpo-arte em devir : a performance artística como contradispositivo filosófico de controle dos corpospor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE BRUNO FINAL (1).pdf BRUNO_ANDERSON_SOUZA_DA_SILVA_TES1,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.