Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1094
Tipo do documento: Tese
Título: Análise de metodologias de microdureza aplicadas a compósitos : é possível comparar resultados utilizando-se diferentes protocolos?
Autor: Barbosa, Gustavo Frainer 
Primeiro orientador: Oshima, Hugo Mitsuo Silva
Resumo: OBJETIVO: Primeiramente, avaliar, em uma resina composta, a correlação existente, em testes de microdureza, entre os fatores carga e tempo de aplicação, utilizando-se os métodos de ensaio mecânico Vickers e Knoop. Em segundo lugar, avaliar, em uma resina composta, os fatores carga e tempo de aplicação no teste de microdureza Knoop, e mostrar, com os resultados obtidos, quando é possível, através dos testes, fazer uma comparação com o grau de conversão da resina composta. MATERIAIS E MÉTODOS: Resina Grandio (Voco, Cuxhaven, Alemanha), cor A2, foi utilizada para confeccionar as amostras. Noventa (90) amostras foram feitas em uma matriz de politetrafluoretileno com seis (6) mm de diâmetro por três (3) mm de profundidade, onde dois incrementos equidistantes foram fotopolimerizados por 20s cada um através de um dispositivo LED (Celalux, Voco, Cuxhaven, Alemanha, com 800 mW/cm2). As amostras foram divididas aleatoriamente em três grupos de acordo com o fator carga. Os grupos I, II e III receberam cargas de 50g, 100g e 500g, respectivamente. Estes grupos foram divididos em nove subgrupos de acordo com o fator tempo de aplicação (15s, 30s, 45s). Cada amostra recebeu edentações de um dispositivo Shimadzu HMV tester (Shimadzu, Kioto, Japão). Os resultados foram analisados estatisticamente através de ANOVA com fatores fixos (carga e tempo de aplicação), e ao teste de comparações múltiplas de Tukey (&#945; = 0.05). RESULTADOS: Diferenças significativas foram encontradas entre os grupos para cada metodologia, Vickers e Knoop (p<0.001). Entre as amostras testadas com a metodologia Vickers (VHN), a média encontrada variou de 164.94 (50g 45s) até 210.33 (100g 45s). Os valores de microdureza para a metodologia Knoop (KHN) variaram de 128.92 (500g 45s) até 184.26 (100g 15s). Para ambas as metodologias, tanto o fator tempo e o fator tempo de aplicação foram estatisticamente significantes (p<0.001), isto mostra que diferentes cargas e tempos de aplicação influenciam na microdureza das resinas. CONCLUSÃO: Primeiramente, este estudo demonstrou que correlacionar os resultados de testes de microdureza Vickers and Knoop não é recomendado, e protocolos similares devem ser aplicados a fim de permitir comparações entre diferentes estudos que utilizam o mesmo tipo de teste. Em Segundo lugar, este estudo demonstrou que os resultados de microdureza Knoop não são recomendados para comparações com o grau de conversão das resinas compostas, e protocolos similares devem ser aplicados a fim de permitir este tipo de correlação.
Palavras-chave: ODONTOLOGIA
RESINAS (ODONTOLOGIA)
RESINAS COMPOSTAS
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS (ODONTOLOGIA)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: BARBOSA, Gustavo Frainer. Análise de metodologias de microdureza aplicadas a compósitos : é possível comparar resultados utilizando-se diferentes protocolos?. 2010. 35 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1094
Data de defesa: 7-Dez-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
427785.pdfTexto Completo685,13 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.