Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRathmann, Lúcia Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657429689341742por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740903204981170por
dc.date.accessioned2023-06-21T21:39:04Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10844-
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada " Design Thinking na formação continuada de professores da Educação Básica: uma construção coletiva entre pesquisadores e docentes de uma escola estadual do Rio Grande do Sul.", tem como objetivo principal Analisar a aplicação da metodologia Design Thinking no ambiente escolar de uma escola pública do Rio Grande do Sul durante uma oficina para a formação continuada de professores. A pesquisa faz parte do projeto guarda-chuva "Conexão Universidade-Escola: Educação Básica no contexto da pandemia", que tem como finalidade incentivar a colaboração entre pesquisadores e docentes. Para tal, foi conduzida uma pesquisa com um grupo de 40 professores que participaram de uma oficina de formação continuada baseada no referido método. Após a conclusão da oficina, um questionário foi aplicado com o intuito de explorar os sentimentos e desejos dos professores, cujas respostas foram posteriormente analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos apontam que a abordagem do Design Thinking pode estimular a criatividade, a empatia e o trabalho em equipe, bem como favorecer a reflexão crítica sobre a prática pedagógica. Esses achados sugerem que o Design Thinking pode representar uma alternativa promissora para a formação continuada de professores da educação básica, fornecendo novas perspectivas para a melhoria da qualidade do ensino. Portanto, conclui-se que a aplicação do Design Thinking na formação continuada de professores pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências relevantes para a prática docente, além de fomentar a reflexão sobre a eficácia do ensino e, consequentemente, favorecer a qualidade da educação oferecida aos alunos.por
dc.description.abstractThis dissertation, entitled "Design Thinking in the continuing education of Basic Education teachers: a collective construction between researchers and teachers of a public school in Rio Grande do Sul", aims to analyze the application of Design Thinking methodology in the school environment of a public school in Rio Grande do Sul during a workshop for teachers' continuing education. The research is part of the umbrella project "University-School Connection: Basic Education in the context of the pandemic", which aims to encourage collaboration between researchers and teachers. For this purpose, a study was conducted with a group of 40 teachers who participated in a continuing education workshop based on the Design Thinking method. After the workshop, a questionnaire was applied to explore the teachers' feelings and desires, and their responses were subsequently analyzed and categorized. The results obtained indicate that the Design Thinking approach can stimulate creativity, empathy, and teamwork, as well as favor critical reflection on pedagogical practice. These findings suggest that Design Thinking can represent a promising alternative for the continuing education of Basic Education teachers, providing new perspectives for improving the quality of education. Therefore, it is concluded that the application of Design Thinking in teachers' continuing education can contribute to the development of relevant skills and competencies for teaching practice, as well as foster reflection on the effectiveness of teaching and, consequently, favor the quality of education offered to students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2023-06-01T12:48:23Z No. of bitstreams: 1 Lucia Guimaraes Rathmann.pdf: 3292842 bytes, checksum: a318c3f22f284148d792fb019c23772d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-06-21T20:47:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Lucia Guimaraes Rathmann.pdf: 3292842 bytes, checksum: a318c3f22f284148d792fb019c23772d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-21T21:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucia Guimaraes Rathmann.pdf: 3292842 bytes, checksum: a318c3f22f284148d792fb019c23772d (MD5) Previous issue date: 2023-03-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/188043/Lucia%20Guimaraes%20Rathmann.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectDesign Thinkingpor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectInovação na Educaçãopor
dc.subjectTeachereng
dc.subjectDesign Thinkingeng
dc.subjectCollaborationeng
dc.subjectInnovation in Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesign Thinking na formação continuada de professores da educação básica : uma construção coletiva entre pesquisadores e docentes de uma escola estadual do Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucia Guimaraes Rathmann.pdfLÚCIA_GUIMARÃES_RATHMANN_DIS3.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.