Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz Neto, Raimundo Cézar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1201482390413983por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Charles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7314978347718720por
dc.date.accessioned2023-06-02T17:51:52Z-
dc.date.issued2023-03-01-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10805-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo problematizar a trajetória profissional da cantora popular do rádio e brasileira Ângela Maria (1929-2018), tendo como fonte a extinta Revista do Rádio do Rio de Janeiro, entre os anos de 1951 a 1970, consultando o acervo na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Nossa metodologia se baseia nos teóricos da Nova História Cultural, através de pesquisa bibliográfica, situando a imprensa ilustrada no Brasil, para chegarmos à Revista do Rádio e como ela alimentava a curiosidade dos fãs da cantora, além dos shows, viagens, programas de rádio e televisão, insinuando, informando e provocando a trajetória expandida da artista em suas diversas fases. Sobre o repertório, compositores/compositoras, programação de rádio e TV, dialogamos com os historiadores Alcir Lenharo (1995), Lia Calabre (1996; 2002; 2004), Adalberto Paranhos (2005) e Maria Izilda Santos de Matos (1996). Sobre a imprensa brasileira, suas evoluções, heranças, contornos, mudanças e fracassos, construímos paralelos com os estudos de Pâmela Keiti Baena (2016), Marialva Barbosa (2016), Thomaz Souto Corrêa (2013), Newton Dângelo (2013), Doris Fagundes Haussen (2001), Tania Regina de Luca (2008), Ana Paula Goulart Ribeiro (2006), entre outros/as. Nas questões raciais e a forma como a Revista do Rádio falava da cor da pele de Ângela, aproximamos as discussões com Renato Ortiz (1985), Adilson Moreira (2019), Silvio Almeida (2018) e Sueli Carneiro (2011).por
dc.description.abstractThis research aims to problematize the professional trajectory of the popular singer of radio and Brazilian Ângela Maria (1929-2018), having as its source the extinct Revista do Rádio do Rio de Janeiro, between the years 1951 to 1970, consulting the collection in the Digital Library Of the National Library. Our methodology is based on the theorists of the New Cultural History, through bibliographic research, situating the press illustrated in Brazil, to get to Revista do Rádio and how it fueled the curiosity of the singer's fans, in addition to shows, trips, radio programs and television, insinuating, informing and provoking the expanded trajectory of the artist in its various phases. About the repertoire, composers/composers, radio and TV programming, we dialogue with historians Alcir Lenharo (1995), Lia Calabre (1996; 2002; 2004), Adalberto Paranhos (2005) and Maria Izilda Santos de Matos (1996). About the Brazilian press, its evolutions, heritages, contours, changes and failures, we built parallels with the studies of Pâmela Keiti Baena (2016), Marialva Barbosa (2016), Thomaz Souto Corrêa (2013), Newton Dângelo (2013), Doris Fagundes Haussen (2001), Tania Regina de Luca (2008), Ana Paula Goulart Ribeiro (2006), among others. In racial issues and the way Revista do Rádio spoke about the color of Angela’s skin, we approached the discussions with Renato Ortiz (1985), Adilson Moreira (2019), Silvio Almeida (2018) and Sueli Carneiro (2011).eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2023-05-15T14:55:33Z No. of bitstreams: 1 RAIMUNDO_CESAR_VAZ_NETO_DIS.pdf: 4394559 bytes, checksum: fd0c4185be447ffc5bcdb3faeae79d3d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-06-02T17:48:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAIMUNDO_CESAR_VAZ_NETO_DIS.pdf: 4394559 bytes, checksum: fd0c4185be447ffc5bcdb3faeae79d3d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-02T17:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAIMUNDO_CESAR_VAZ_NETO_DIS.pdf: 4394559 bytes, checksum: fd0c4185be447ffc5bcdb3faeae79d3d (MD5) Previous issue date: 2023-03-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/187761/RAIMUNDO_CESAR_VAZ_NETO_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÂngela Mariapor
dc.subjectRevista do Rádiopor
dc.subjectRádio Mayrink Veigapor
dc.subjectRádio Nacional do Rio de Janeiropor
dc.subjectAngela Mariaeng
dc.subjectRadio Magazineeng
dc.subjectRadio Mayrink Veigaeng
dc.subjectNational Radio of Rio de Janeiroeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.title“De tecelã de fato à ‘Hora do Pato’, eu fiquei seu fã” : a trajetória de Ângela Maria, de crooner a cantora consagrada através da Revista do Rádiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO_CESAR_VAZ_NETO_DIS.pdfRAIMUNDO_CÉZAR_VAZ_NETO_DIS4,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.