Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Daniella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795819373549216por
dc.contributor.advisor1Brescancini, Cláudia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437201413552987por
dc.date.accessioned2023-03-07T12:46:04Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10655-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o objetivo de elaborar uma proposta de Objeto de Aprendizagem (OA) como recurso nas aulas de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental para a sensibilização dos estudantes quanto à variação fonético-fonológica, especificamente a que envolve os processos de monotongação (ex.:peixe~pexe) e de ditongação (dez~dejs). Para tanto, partiu-se dos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972), através do levantamento de estudos que elucidaram os condicionadores envolvendo a ditongação (LEIRIA,1995; SILVA, 2014; SILVA e MOTA, 2018) e a monotongação (CABREIRA,1996; AMARAL, 2005; TOLEDO, 2011; SILVEIRA, 2019), e da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004:2005; BAGNO, 2012; FARACO, 2008; ZILLES e FARACO, 2015), associada à aplicação de Metodologias Ativas (REIS,2017). Com base na Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos (MCOAI), de Kemczinski et al (2012), foram realizadas seis reuniões, via Google Meet, para a elaboração do OA envolvendo uma equipe formada por duas professoras de Língua Portuguesa e um profissional da área de Tecnologia, mediados pela pesquisadora. Dentre as etapas previstas no MCOAI, realizaram-se Análise, Projeto, Revisão e a parcial Implementação, resultando em um projeto de OA interativo, denominado Ditongaê, no qual o professor poderá contar com recursos como enquetes, gravação e reprodução de áudio para a abordagem da variação envolvendo ditongos decrescentes no plano sonoro.por
dc.description.abstractThe aim of this research is to develop a proposal for a Learning Object (LO) as a resource in Portuguese language classes in the final years of Elementary School to raise students' awareness of phonetic-phonological variation, specifically the one that involves monophthongization processes. (ex. peixe~pexe) and diphthongization (dez~dejs). To this end, it started with the theoretical assumptions of Variationist Sociolinguistics (LABOV, 1972), through the survey of studies that elucidated the conditioners involving diphthongization (LEIRIA, 1995; SILVA, 2014; SILVA and MOTA, 2018) and monophthongization (CABREIRA, 1996 ; AMARAL, 2005; TOLEDO, 2011; SILVEIRA, 2019), of Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2004:2005; BAGNO, 2012; FARACO, 2008; ZILLES and FARACO, 2015), associated with the application of Active Methodologies (REIS, 2017). Based on the Methodology for Building Interactive Learning Objects (MCOAI), by Kemczinski et al (2012), six meetings were held via Google Meet for the elaboration of the LO involving a team formed by two Portuguese teachers and a professional in the Technology area, mediated by the researcher. Among the steps foreseen in the MCOAI, there were Analysis, Design, Review and the partial Implementation, resulting in an interactive LO project, called Ditongaê, in which the teacher can count on resources such as polls, recording and audio reproduction for the approach of the variation involving decreasing diphthongs on the sound plane.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2023-03-03T21:20:15Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DANIELLABORGES_FINAL_04.02.2023.pdf: 4158638 bytes, checksum: 01b3736edaa412c833f22a8b91a75da2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-03-07T12:39:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DANIELLABORGES_FINAL_04.02.2023.pdf: 4158638 bytes, checksum: 01b3736edaa412c833f22a8b91a75da2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-07T12:46:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DANIELLABORGES_FINAL_04.02.2023.pdf: 4158638 bytes, checksum: 01b3736edaa412c833f22a8b91a75da2 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/186651/DIS_DANIELLA_BORGES_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVariação Linguísticapor
dc.subjectObjetos de Aprendizagempor
dc.subjectMonotongaçãopor
dc.subjectDitongaçãopor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectLinguistic Variationeng
dc.subjectLearning Objectseng
dc.subjectMonophthongizationeng
dc.subjectDiphthongizationeng
dc.subjectPortuguese Language Teachingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA variação fonológica na sala de aula : uma proposta de objeto de aprendizagem sobre ditongos decrescentespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo24 mesespor
dc.restricao.dataliberacao07/03/2025por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_DANIELLA_BORGES_CONFIDENCIAL.pdfDANIELLA_BORGES_DIS346,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.