Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10647
Document type: Dissertação
Title: Proposta de ensino de filosofia hipermidiático : da teoria à prática
Author: Jobim, Andrews Dubois 
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Abstract (native): Há muito se discute formas de atualizar o ensino de filosofia, buscando aproximá-lo das tendências contemporâneas dos jovens estudantes. Porém houve poucos avanços significativos, até o início do período pandêmico de COVID-19, em que o ensino teve de ser reinventado para tornar possível a continuidade das atividades escolares. O ensino passou a ser mediado por computadores ou celulares, através de ferramentas de videoconferência e outros recursos interativos, provando ser possível implementar novas formas de ensinar. Urge seguir pesquisando a integração das tecnologias digitais e o ensino de filosofia, para dar subsídios aos professores que querem inovar suas práticas e evitar que, cessada a situação pandêmica, voltem a ser dominantes as velhas práticas de sala de aula. Assim, o foco desta investigação é esta integração, pensando não apenas teoricamente, mas também na prática, através da construção de um artefato educacional voltado ao contexto real de sala de aula. Para isso, utiliza-se a metodologia do Design-Based Research, que se caracteriza principalmente por seu caráter pragmático, iterativo e contextual, visando abranger a complexidade do ambiente em que é aplicada e respondendo aos problemas que surgem. São dois professores de filosofia participantes deste estudo, atuando como cocriadores, discutindo e elaborando junto com o pesquisador o produto desta pesquisa em dois ciclos de aplicação. Como resultados, se oferece uma triangulação conceitual entre Gilles Deleuze e Félix Guattari, Piérre Lévy e Silvio Gallo, constituindo um aparato conceitual a ser apropriado pelos professores, além de uma proposta pedagógica que propõe a integração visada, servindo como exemplo prático. Também foram levantados princípios de design que podem servir para orientar novas implementações da integração entre as tecnologias digitais e o ensino de filosofia. O termo “ensino de filosofia hipermidiático” resulta como síntese desse esforço de integração das tecnologias digitais ao ensino de filosofia.
Abstract (english): The ways of updating philosophy teaching have been discussed for a long time, seeking to bring it closer to the contemporary trends of young students. However, there were only significant pedagogical innovations or advances at the beginning of the COVID-19 pandemic period to make it possible for school activities to continue. Thus, teaching started to be mediated by computers or cell phones through videoconferencing tools and other interactive resources, proving that it is possible to implement new ways of teaching. It is urgent to continue researching the integration of digital technologies and the teaching of philosophy, to give subsidies to teachers who want to innovate their practices and prevent, once the pandemic situation is over, the old classroom practices will become dominant again. Thus, this investigation focuses on this integration, thinking not only theoretically but also in practice through constructing an educational artifact aimed at the real classroom context. For this, it uses the Design-Based Research methodology, characterized by its pragmatic, iterative, and contextual character, to cover the complexity of responding to the problems that arise. Two philosophy professors are participating in this study, acting as co-creators, discussing and elaborating with the researcher the product of this research in two application cycles. As a result, a conceptual triangulation between Gilles Deleuze and Félix Guattari, Piérre Lévy, and Silvio Gallo constituting a conceptual apparatus to be appropriated by teachers, as well as a pedagogical proposal that proposes the targeted integration, serving as a practical example. We suggest design principles that can guide new implementations of the integration between digital technologies and philosophy teaching. The term “hypermedia philosophy teaching” results from synthesizing this effort to integrate digital technologies into philosophy teaching.
Keywords: Educação
Filosofia
Ensino de Filosofia
Tecnologias Digitais
Criação de Conceitos
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10647
Issue Date: 24-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andrews Dubois Jobim.pdfANDREWS_DUBOIS_JOBIM_DIS3.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.