Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Fernanda dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8351721182578398por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luciano Denardin de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6602202569381703por
dc.date.accessioned2023-01-12T18:53:47Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10594-
dc.description.resumoEsta investigação, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, teve por objetivo compreender as percepções de estudantes do Ensino Médio sobre o uso do software GeoGebra para o estudo das funções trigonométricas. Os participantes foram 58 estudantes, com idades entre 16 e 17 anos, de duas turmas de segunda série do Ensino Médio de uma escola regular privada localizada em Porto Alegre. O conteúdo de funções trigonométricas foi desenvolvido por meio da aplicação de uma sequência didática que continha atividades para serem realizadas no software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários que continham tanto perguntas abertas, quanto fechadas. As respostas dos questionários foram analisadas qualitativamente por meio do método de Análise Textual Discursiva. Na análise dos dados foram utilizadas três categorias a priori denominadas de: Usabilidade; Motivação e Engajamento; e Aprendizagem. Na análise, foi possível identificar e reconhecer como os estudantes percebiam o uso do software GeoGebra nas aulas de matemática no Ensino Médio. Como principal resultado, conclui-se que para que ocorram aprendizagens por meio do GeoGebra é necessário que os estudantes se apropriem de um conhecimento tecnológico (referente às ferramentas disponíveis no software) e de um conhecimento do conteúdo (referente às funções trigonométricas) concomitantemente.por
dc.description.abstractThis qualitative and case study investigation aimed to understand the perceptions of high school students about the use of GeoGebra software for the study of trigonometric functions. The participants were 58 students, aged between 16 and 17 years old, from two high school classes from a private school located in the Porto Alegre city. The content of trigonometric functions was developed through the application of a didactic sequence that contained activities to be performed in the GeoGebra software. As data collection instruments, two questionnaires were used, composed of both open and closed questions. The responses to the questionnaires were analyzed qualitatively using the Discursive Textual Analysis method. In the data analysis, three a priori categories were used, namely: Usability; Motivation and Engagement; and Learning. In the analysis, it was possible to identify and recognize how students perceived the use of the GeoGebra software in high school math classes. As a main result, it is concluded that for learning to occur through GeoGebra it is necessary for students to acquire technological knowledge (referring to the tools available in the software) and knowledge of the content (referring to trigonometric functions) concurrently.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2023-01-10T20:49:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_FernandaDosSantosGarcia_Homologacao.pdf: 4692088 bytes, checksum: fbd23540b8d7763bc59a5444ce428e98 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-01-12T18:47:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_FernandaDosSantosGarcia_Homologacao.pdf: 4692088 bytes, checksum: fbd23540b8d7763bc59a5444ce428e98 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-12T18:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_FernandaDosSantosGarcia_Homologacao.pdf: 4692088 bytes, checksum: fbd23540b8d7763bc59a5444ce428e98 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/186233/Disserta%c3%a7%c3%a3o_FernandaDosSantosGarcia_Homologacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAnálise Textual Discursivapor
dc.subjectGeoGebraeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectDiscursive Textual Analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ENSINOpor
dc.titleGeogebra e o ensino de funções trigonométricas : percepções dos estudantes do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_FernandaDosSantosGarcia_Homologacao.pdfFERNANDA_DOS_SANTOS_GARCIA_DIS4,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.