Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeixoto, Cintia Terezinha Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2428984942585800por
dc.contributor.advisor1Harres, João Batista Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7625130635800187por
dc.date.accessioned2022-11-17T18:12:51Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10551-
dc.description.resumoAs possíveis relações entre conhecimento científico e religiosidade de estudantes e professores têm um papel importante em determinadas aulas de Ciências, visto que alguns conhecimentos científicos vão de encontro às crenças e às convicções desses estudantes, provenientes de seus ambientes de convívio social, podendo causar conflitos cognitivos e resistências ao aprendizado de Ciências. Diante disso, o professor é desafiado a estar apto a discutir em profundidade as relações entre Ciência e Religião para a promoção de uma Educação Científica intercultural, cuidadosa, respeitosa e, ao mesmo tempo, capaz de complexificar o entendimento científico de mundo. Para tal é necessário ao professor uma visão de Ciência e Religião em que essa discussão faça sentido. Nesse cenário, a busca por contribuições teóricas/filosóficas foi feita a partir do estudo da vida e das obras de Urbano Zilles, analisando os argumentos do filósofo e teólogo acerca da Religião, da Ciência, da fé e do ateísmo, além das relações entre esses campos, com o objetivo de ampliar o entendimento dos conceitos e das concepções epistemológicas envolvidas nas implicações na educação escolar e elencar subsídios para que as Relações entre Ciência e Religião sejam mais bem compreendidas e profícuas na Educação Científica. A contextualização da problemática apresentada foi feita a partir de uma investigação da inserção do tema das relações entre Ciência e Religião nas pesquisas nacionais e internacionais, identificando-se aspectos relevantes abordados nessas pesquisas, tais como, a diversidade de perspectivas dos alunos e professores acerca da relação entre os campos científico e religioso; o apontamento de que esse tema deveria estar na formação dos professores de Ciência; a indicação de uma educação intercultural como forma de abordar conhecimentos científicos respeitando os pontos de vista advindos da Religião ou da cultura do estudante e a identificação de que a relação entre criacionismo e evolucionismo se apresenta como desafio ao professor de ciências. Considerando-se que o tema de pesquisa apresenta uma bagagem histórica determinante para o entendimento da complexidade das relações entre Ciência e Religião, apresenta-se um panorama histórico de como essas relações se desenvolveram. Além disso, apontam-se implicações práticas, possibilidades de avanço e possíveis obstáculos que ações com esse mesmo propósito enfrentarão.por
dc.description.abstractThe possible relationships between scientific knowledge and religiosity of students and teachers play an important role in certain science lasses, since some scientific knowledge goes against the beliefs and convictions of these students, coming from their social environments, which can cause cognitive conflicts. and resistance to science learning. Therefore, the teacher is challenged to be able to discuss deeply the relationship between Science and Religion for the promotion of an intercultural, careful, respectful Scientific Education and, at the same time, capable of making the scientific understanding of the world more complete. For this, the teacher needs a vision of Science and Religion in which this discussion makes sense. In this scenario, the search for theoretical/philosophical contributions was made from the study of the life and works of Urbano Zilles, analyzing the arguments of the philosopher and theologian about Religion, Science, faith and atheism, in addition to the relationship between these fields, with the objective of broadening the understanding of the concepts and epistemological conceptions involved in the implications in school education and listing subsidies so that the Relations between Science and Religion are better understood and fruitful in Scientific Education. The contextualization of the presented problem was made from an investigation of the theme of the relations between Science and Religion in national and international research, identifying relevant aspects addressed in these researches, such as the diversity of perspectives of students and teachers about the relationship between the scientific and religious fields; pointing out that this topic should be part of the education of Science teachers; the indication of an intercultural education as a way of approaching scientific knowledge respecting the points of view arising from Religion or from the student's culture and the identification that the relationship between creationism and evolutionism presents itself as a challenge to the science teacher. Considering that the research topic has a historical background that is decisive for understanding the complexity of the relationship between Science and Religion, a historical overview of how these relationships developed is presented. In addition, practical implications, possibilities for advancement and possible obstacles that actions with the same purpose will face are pointed out.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2022-11-16T18:03:39Z No. of bitstreams: 1 Tese Cintia_Peixoto_final.pdf: 10702179 bytes, checksum: 685b640a4dec0e34b4f618fa19d8fa50 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2022-11-17T17:19:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Cintia_Peixoto_final.pdf: 10702179 bytes, checksum: 685b640a4dec0e34b4f618fa19d8fa50 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T18:12:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Cintia_Peixoto_final.pdf: 10702179 bytes, checksum: 685b640a4dec0e34b4f618fa19d8fa50 (MD5) Previous issue date: 2022-06-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185974/Tese%20Cintia_Peixoto_final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectEducação Científicapor
dc.subjectRelações entre Ciência e Religiãopor
dc.subjectReligioneng
dc.subjectScienceseng
dc.subjectScientific Educationeng
dc.subjectRelations between Science and Religioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ENSINOpor
dc.titleAs contribuições da vida e obra de Urbano Zilles para o estudo das relações entre ciência e religião na educação cientificapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Cintia_Peixoto_final.pdfCINTIA_TEREZINHA_BARBOSA_PEIXOTO_TES10,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.