Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos-
dc.contributor.advisor1Meyrer, Marlise Regina-
dc.date.accessioned2022-10-11T18:43:20Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10512-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar a presença da dissidência sexual e de gênero nos filmes de pornochanchada, a partir da análise das personagens lésbicas, travestis e gays, entre os anos de 1976 e 1981. As pornochanchadas são entendidas aqui como um subgênero cômico- pornográfico, realizadas, principalmente, eixo Rio-São Paulo, nas décadas de setenta e oitenta. De modo geral, caracterizavam-se por se tratar de crônicas/comédias de costumes, com simulação de atos sexuais, exploração do corpo feminino, piadas de duplo sentido e repetição de personagens-tipo. O cinema é operacionalizado aqui como objeto e fonte primária. Tomo de empréstimo a noção de cinema como tecnologia de gênero proposta por Teresa De Lauretis, a fim de tencionar as produções cinematográficas como aparatos construtores de práticas discursivas e compulsórias de gênero e sexualidade. A filmografia analisada é composta por seis filmes: Já não se faz amor como antigamente (1976), Gente fina é outra coisa (1977), Amada Amante (1978), Histórias que nossas babás não contavam (1979), Ariella (1980) e Me deixa de quatro (1981). Para a obtenção dos resultados, as metodologias utilizadas foram a Análise Fílmica e Análise de Conteúdo.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate the presence of sexual and gender dissidence in pornochanchada films, based on the analysis of lesbian, transvestite and gay characters, between 1976 and 1981. Pornochanchadas are understood here as a comic-pornographic subgenre. , carried out mainly along the Rio-São Paulo axis, in the seventies and eighties. In general, they were characterized by being chronicles/comedies of customs, with simulation of sexual acts, exploration of the female body, double meaning jokes and repetition of typical characters. Cinema is operationalized here as an object and primary source. I borrow the notion of cinema as a technology of genre proposed by Teresa De Lauretis, in order to intend cinematographic productions as apparatuses that construct discursive and compulsory practices of gender and sexuality. The analyzed filmography is composed of six films: Já não se faz amor como antigamente (1976), Gente fina é outra coisa (1977), Amada Amante (1978), Histórias que nossas babás não contavam (1979), Ariella (1980) e Me deixa de quatro (1981). To obtain the results, the methodologies used were Film Analysis and Content Analysis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2022-10-06T18:26:30Z No. of bitstreams: 1 GABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf: 2950319 bytes, checksum: ed691a2ba5a2a76d3c4329247d4f0fcf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2022-10-11T18:37:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf: 2950319 bytes, checksum: ed691a2ba5a2a76d3c4329247d4f0fcf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T18:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf: 2950319 bytes, checksum: ed691a2ba5a2a76d3c4329247d4f0fcf (MD5) Previous issue date: 2022-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185692/GABBIANA_%20CLAMER_%20FONSECA_%20FALAVIGNA_%20DOS_%20REIS_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPornochanchadaspor
dc.subjectCinema Pornográficopor
dc.subjectDissidência Sexual e de Gêneropor
dc.subjectEstudos de Gêneropor
dc.subjectEstudos Queerpor
dc.subjectCinema-históriapor
dc.subjectPornochanchadaseng
dc.subjectPornographic Cinemaeng
dc.subjectSexual and Gender Dissidenceeng
dc.subjectGender Studieseng
dc.subjectQueer Studieseng
dc.subjectCinema-historyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleHistórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981)por
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdfGABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES2,88 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.