Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSelbach, Luiz Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8456367370085756por
dc.contributor.advisor1Gomes, Tiago de Fraga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5570004314732496por
dc.date.accessioned2022-10-11T17:43:28Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10509-
dc.description.resumoO conceito de ecologia integral da Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco propõe uma nova compreensão da perspectiva ambiental e do comportamento humano diante de todas as suas relações. Aponta caminhos de esperança para um futuro compartilhado por toda humanidade. Consolidar uma sociedade regenerada, com vida plena para toda criação pressupõe a superação de desafios sociais, econômicos, culturais e espirituais que se apresentam no contexto da contemporaneidade por meio de um caminho educativo. As crescentes crises pelas quais a humanidade atravessa exigem que se passe a olhá-las não de forma isolada, mas integrada. A Encíclica Laudato Si’ é um convite à urgência de uma conversão, mais profunda que um simples pedido de perdão: é a conversão ecológica que subjaz o apelo ao cuidado e a regeneração da casa comum como elemento de salvação para o futuro da humanidade e do planeta. O Papa Francisco aponta para um itinerário educativo e espiritual ecológicos como referencial de compreensão e ressignificação de práticas e processos educativo-pastorais. A presente pesquisa, imersa no pensamento e nas ações do Papa Francisco, que corroboram o conceito de ecologia integral e os pressupostos epistemológicos ali imbricados, pretende apontar para um novo modo de pensar e empreender processos educativo-pastorais à luz deste. O método de investigação bibliográfica escolhido para empreender este percurso, possibilita a descoberta da necessidade de uma compreensão ampla e qualificada desse conceito e a urgência de sua capilarização em todas as esferas e contextos possíveis: eclesiais, educativos, sociais, políticos e econômicos. Evangelizar e educar a partir dessa novidade é a salvação que o mundo precisa. Para tanto, urge que os processos educativo-pastorais assumam essa referência.por
dc.description.abstractThe concept of integral ecology in Pope Francis’ Encyclical Laudato Si’ proposes a new understanding of the environmental perspective and human behavior in all its relationships. Above all, it points out ways of a new hope for a future shared by all humanity. Consolidating a regenerated society, with full life for all creation, presupposes overcoming social, economic, cultural and spiritual challenges that present themselves in the context of contemporaneity through an educational path. The growing crises that humanity is going through demand that we start to look at them not in an isolated way, but in an integrated way. The Encyclical Laudato Si’ is an invitation to the urgency of a conversion, much deeper than a simple request for forgiveness: it is ecological conversion that underlies the call for care and regeneration of the common home as an element of salvation for the future of humanity and of the planet. Pope Francis enhances the concept of integral ecology by pointing to an ecological educational and spiritual itinerary as a reference for understanding and re-signification of educational-pastoral practices and processes. The present research, immersed in the thought and actions of Pope Francis, which corroborate the concept of integral ecology and the epistemological assumptions imbricated therein, intends to point to a new way of thinking and undertaking educational-pastoral processes in light of this. The method of bibliographic research chosen to undertake this journey makes it possible to discover the need for a broad and qualified understanding of the concept of integral ecology and the urgency of its capillarization in all possible spheres and contexts: ecclesiastical, educational, social, political and economic. Evangelizing and educating on the basis of integral ecology is the new salvation that the world needs. Therefore, it is urgent that the educational-pastoral processes assume this reference.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Teologia ([email protected]) on 2022-10-04T19:34:37Z No. of bitstreams: 1 Luiz_Carlos_Selbach_DIS.pdf: 1882405 bytes, checksum: 09429841a92edc8aa094300d2028575f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2022-10-11T17:34:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luiz_Carlos_Selbach_DIS.pdf: 1882405 bytes, checksum: 09429841a92edc8aa094300d2028575f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T17:43:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz_Carlos_Selbach_DIS.pdf: 1882405 bytes, checksum: 09429841a92edc8aa094300d2028575f (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185702/Luiz_Carlos_Selbach_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEcologia Integralpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPastoralpor
dc.subjectLaudato Si’por
dc.subjectPapa Franciscopor
dc.subjectIntegral Ecologyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPastoraleng
dc.subjectLaudato Sieng
dc.subjectPope Franciseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleEcologia integral como referencial educativo-pastoral a partir da Laudato Si'por
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Teologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz_Carlos_Selbach_DIS.pdfLUIZ_CARLOS_SELBACH_DIS1.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.