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dc.creatorDuarte, Patrick Mauricio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7415232056643185por
dc.contributor.advisor1Araújo, Clécio Falcão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7619984860628561por
dc.date.accessioned2022-09-16T13:55:54Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10470-
dc.description.resumoO poder que os Influenciadores de Mídias Sociais (IMS) exercem em suas audiências vem tendo destaque crescente na área de marketing de influência. Uma variação desse contexto, porém, parece ter sido pouco explorada pelos acadêmicos e tem obtido espaço apenas em publicações institucionais. Trata-se do impacto que os influenciadores de finanças pessoais (IFP) - influenciadores digitais que tratam de assuntos ligados às finanças - tem na capacidade de moldar as atitudes e comportamentos dos seus seguidores em relação às decisões financeiras, desde hábitos de consumo, controle de gastos e especialmente sobre a escolhas de investimentos. O presente estudo teve como objetivo analisar o papel dos Influenciadores de Finanças Pessoais na formação de Intenções e Participação no Mercado de Ações. Usa-se como lente teórica a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e analisa-se adicionalmente o efeito do relacionamento parassocial (PSR) entre influenciadores e seguidores. Foi feita a coleta de dados primários através de uma pesquisa survey online com 87 indivíduos que se caracterizavam como seguidores de influenciadores de mídias sociais e participantes ativos do mercado de ações. Os dados foram analisados através de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), testando-se as hipóteses apresentadas no modelo através do método dos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) no software SmartPLS 3.0. O modelo se mostrou adequado para entender as intenções e comportamentos dos seguidores de IFP com relação à participação no mercado de ações. Atitudes em relação à participação no mercado de ações, norma subjetiva e controle comportamental percebido predisseram a intenção comportamental. Atitude passou a ter maior poder preditivo sobre a intenção a partir da inclusão do constructo da PSR, revelando assim seu efeito indireto, conforme observado pelos resultados de pesquisas anteriores. Conclui-se assim que o relacionamento parassocial entre seguidores e influenciadores pode de fato levar a mudanças de atitudes, opiniões e comportamentos entre os seguidores.por
dc.description.abstractThe power social media influencers (SMI) exert over their audiences has seen increasing emphasis in influence marketing (IM). Nonetheless, a variation of this context apparently has not been explored by academia and has only gained traction in institutional publications. This is the case for the impact personal finance influencers (PFI) - digital influencers who produce financially-related content - have on the capacity to mold attitudes and behaviors towards financial decisions, consumption habits, spending control, and investment choices. In light of this, the present study aims to analyze the role that personal finance influencers play among their followers in the intention and participation in the stock market. The Theory of Planned Behavior (TPB) is used as the theoretical lens and, additionally, the effect Parasocial Relations (PSR) have on influencers and their followers is analyzed. Primary data collection was done using an online survey responded by 87 individuals who characterized themselves as following a social media influencer and being active in the stock market. In the next phase, data were analyzed through techniques related to structural equation modeling (SEM). The model's hypotheses were tested by deploying the partial least squares (PLS-SEM) method using SmartPLS 3.0 software. Results confirm that the TPB model is adequate for understanding PFI followers' intentions and behaviors with respect to participating in the stock market. Attitude towards participation in the stock market, subjective norm, and behavioral control predicted behavioral intention. Attitude gained higher prediction power over intention when the PSR construct was included revealing its indirect effect, as previously observed in prior research. In conclusion, the Parasocial Relationship between followers and influencers can lead to changes in attitudes, opinions, and behaviors among followers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2022-09-05T19:30:08Z No. of bitstreams: 1 PATRICK MAURICIO DUARTE_DIS.pdf: 1457646 bytes, checksum: 9ce3ce13bd4b19ffe3082ad65e90bfe2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2022-09-16T13:47:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PATRICK MAURICIO DUARTE_DIS.pdf: 1457646 bytes, checksum: 9ce3ce13bd4b19ffe3082ad65e90bfe2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-16T13:55:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRICK MAURICIO DUARTE_DIS.pdf: 1457646 bytes, checksum: 9ce3ce13bd4b19ffe3082ad65e90bfe2 (MD5) Previous issue date: 2022-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185484/DIS_PATRICK_MAURICIO_DUARTE_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/186746/DIS_PATRICK_MAURICIO_DUARTE_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfluenciador de Mídias Sociaispor
dc.subjectRelação Parassocialpor
dc.subjectInfluenciador de Finanças Pessoaispor
dc.subjectComportamento Financeiro do Consumidorpor
dc.subjectTeoria do Comportamento Planejadopor
dc.subjectParticipação no Mercado de Açõespor
dc.subjectModelagem de Equações Estruturaispor
dc.subjectSocial Media Influencereng
dc.subjectParasocial Relationshipeng
dc.subjectPersonal Finance Influencereng
dc.subjectConsumer Financial Behavioreng
dc.subjectTheory of Planned Behavioreng
dc.subjectStock Market Participationeng
dc.subjectStructural Equation Modellingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleSigo, logo invisto! : o papel dos influenciadores de mídias sociais na participação de seus seguidores no mercado de açõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo06 mesespor
dc.restricao.dataliberacao16/03/2023por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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