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dc.creatorRoznieski, Raíza Ismério-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561864430716405por
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8787637274769944por
dc.date.accessioned2022-06-30T17:37:17Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10334-
dc.description.resumoDentre as competências desejadas para os estudantes compreenderem o contexto contemporâneo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil aponta a media literacy (Educação Midiática). De fato, uma informação de qualidade é essencial para a construção de conhecimento crível e útil, principalmente envolvendo a resolução de problemas a serem enfrentados pelos estudantes na sua caminhada formativa. Além disso, a compreensão desse contexto, por meio da Educação Midiática, também contribuirá para que os estudantes possam transitar com mais segurança na virtualidade, evitando fraudes e perigos digitais, como as fake news, que hoje facilmente cercam as pessoas, causando danos e perdas morais, emocionais e materiais. Contudo, a Educação Midiática na BNCC só é contemplada a partir do Ensino Fundamental II, ficando as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I desamparadas nesta aprendizagem. Entende-se, ainda, que os docentes são os agentes transformadores de tal contexto. Para tanto, a presente investigação teve como objetivo posicionar a Educação Midiática no contexto da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, por meio de uma análise documental com o objetivo de investigar os cenários nacional e internacional, utilizando a metodologia de Estado do Conhecimento. Posteriormente, foi realizada a análise dos recursos disponíveis, identificando-se a ausência de materiais para que professores trabalhem a Educação Midiática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Diante dessa constatação, desenvolvemos um Guia do Professor, composto por prática pedagógica em Educação Midiática, ebook gratuito e sugestões de rubricas de avaliação. Esperase que, desta forma, as novas gerações tenham oportunidades qualificadas para desenvolver seu senso crítico, tornando-se cidadãos mais participativos e menos influenciáveis.por
dc.description.abstractAmong the skills desired for students to understand the contemporary context, the National Common Curricular Base in Brazil points to Media Literacy. Quality information is essential for the construction of critical and useful knowledge for actually solving problems, especially for the construction of studies on their way. In addition, the understanding of this context will also contribute to Media Literacy, guiding them through a safe use of the internet, making them aware of frauds and scams and how to avoid it, while preventing both mental and material losses. However, Media Literacy at National Common Curricular Base is only contemplated for students starting at year 5 (x-year-old and above), leaving younger children from Earlier Education helpless in this learning process. It is also understood that teachers are the transforming agents of this story. Therefore, the present investigation aims at the introduction of Media Literacy in the context of Early Childhood Education and Elementary School I, through a document analysis that investigated the national and international scenarios, through State of the Art methodology. Subsequently, the analysis of available resources was carried out, identifying the absence of materials for teachers to work with Media Literacy in Early Childhood Education and the first half of Elementary School. In light of this finding, we developed a Teacher's Guide, composed of pedagogical practices in Media Literacy, a free e-book and suggestions for evaluation criteria. It is expected that, as the new generations come forward, they will have opportunities to develop critical sense and become more active citizens.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2022-06-29T22:44:29Z No. of bitstreams: 1 Raiza Roznieski - Dissertação de Mestrado - 02.05.2022.pdf: 10202554 bytes, checksum: bb5fb760d1e08a4c23eaa6f40e53ca3d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-06-30T17:28:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Raiza Roznieski - Dissertação de Mestrado - 02.05.2022.pdf: 10202554 bytes, checksum: bb5fb760d1e08a4c23eaa6f40e53ca3d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-30T17:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raiza Roznieski - Dissertação de Mestrado - 02.05.2022.pdf: 10202554 bytes, checksum: bb5fb760d1e08a4c23eaa6f40e53ca3d (MD5) Previous issue date: 2022-03-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/184654/Raiza%20Roznieski%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%2002.05.2022.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação Midiáticapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFake Newspor
dc.subjectCultura Digitalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação midiática : uma proposta para a escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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