Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Isaque Nilson da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184681691135121por
dc.contributor.advisor1Harres, João Batista Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7625130635800187por
dc.date.accessioned2022-06-23T18:31:30Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10318-
dc.description.resumoEssa pesquisa aborda os enunciados construídos em uma escola do campo e suas relações com uma linguagem não violenta em aulas de ciências. O objetivo foi compreender as relações entre enunciados de estudantes e uma linguagem não violenta em aulas de ciências. Para isso, foram relacionados o tema violência curricular e seu vínculo com a pedagogia do oprimido com os conceitos da análise bakhtiniana, como fundamentos para refletir sobre o uso da linguagem em sala de aula. Dessa forma, considerou-se a sala de aula como ambientes de aprendizagem heterogêneos que se transformam a cada encontro ao longo de um ano letivo ou no decorrer de um período da vida escolar dos sujeitos. Foram analisadas as relações dialógicas em sala de aula – a partir das dimensões extraverbal (social) e verbal (verbo visual) de enunciados. As reflexões oriundas dessa análise indicaram a existência de vozes que produzem situações de polifonia ou monofonia, presentes nos enunciados emitidos no ambiente escolar, mais particularmente no ensino de ciências. Como conclusão principal, identificou-se que a linguagem concebida em sala de aula permitiu a construção de enunciados para uma linguagem não violenta em aulas de ciências. Ao final, discute-se as contribuições para as reflexões sobre o uso da linguagem e as perspectivas para a superação das manifestações de violências curriculares contra a identidade cultural, contra a identidade individual e contra a pulsão criadora dos estudantes.por
dc.description.abstractThis research addresses the statements constructed in a rural school and their relationship with a non-violent language in science classes. The objective was to understand the relationships between student statements and non-violent language in science classes. For this, the theme of curricular violence and its link with the pedagogy of the oppressed were related to the concepts of Bakhtinian analysis, as foundations to reflect on the use of language in the classroom, considering the classroom as heterogeneous learning environments that transform at each meeting over the course of a school year or over a period of the subjects' school life. Dialogical relationships in the classroom were analyzed - from the extraverbal (social) and verbal (visual verb) dimensions of utterances. The reflections from this analysis indicated the existence of voices that produce situations of polyphony or monophony, present in the utterances issued in the school environment, more particularly in science teaching. As a main conclusion, it was identified that the language conceived in the classroom allowed the construction of statements for a non-violent language in science classes. At the end, the contributions to the reflections on the use of language and the perspectives for overcoming the manifestations of curricular violence against cultural identity, against individual identity and against the creative drive of students are discussed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2022-06-22T20:34:42Z No. of bitstreams: 1 DissertacaoIsaque rev_mai30_final harres - ficha_catalog.pdf: 1835218 bytes, checksum: ef234aed9f7d1022e362a57dd4ec1b32 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-06-23T18:24:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissertacaoIsaque rev_mai30_final harres - ficha_catalog.pdf: 1835218 bytes, checksum: ef234aed9f7d1022e362a57dd4ec1b32 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-23T18:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoIsaque rev_mai30_final harres - ficha_catalog.pdf: 1835218 bytes, checksum: ef234aed9f7d1022e362a57dd4ec1b32 (MD5) Previous issue date: 2022-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/184576/DissertacaoIsaque%20rev_mai30_final%20harres%20-%20ficha_catalog.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectViolência Curricularpor
dc.subjectPedagogia do Oprimidopor
dc.subjectAnálise Bakhtinianapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ENSINOpor
dc.titleA construção de enunciados em uma escola do campo : perspectivas para uma linguagem de não violência em aulas de ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoIsaque rev_mai30_final harres - ficha_catalog.pdfISAQUE_NILSON_DA_SILVA_DIS1,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.