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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorto, Alícia da Silva Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3752210624757960por
dc.contributor.advisor1Hohlfeldt, Antônio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101630544687086por
dc.date.accessioned2022-05-04T12:14:08Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10187-
dc.description.resumoA presente pesquisa se propõe a discutir as percepções sobre a contribuição do ensino de jornalismo para a prática profissional de jornalistas formados na região metropolitana de Porto Alegre. Temos como problemática investigar a relação entre a formação e a prática da profissão através das perspectivas individuais de jornalistas. Para trazermos essa discussão, fazemos um resgate histórico e normativo da prática da profissão e do ensino do jornalismo, para, posteriormente, compreendermos as percepções dos jornalistas considerando a conjuntura curricular, social e histórica de suas formações, e relacioná-las com a sua atuação profissional. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e documental, além do uso de entrevistas semi-estruturadas e análise discursiva dos imaginários. Nesta pesquisa, trazemos a técnica de entrevista num contexto reflexivo e de valorização da subjetividade. Para isso, selecionamos 18 entrevistados, pensados a partir do período de suas formações, áreas de atuação e sexo. A esse corpus de pesquisa aplicamos o método de entrevista semi-estruturada. Na análise, trabalhamos com a análise discursiva dos imaginários e usamos quatro eixos temáticos como categorias de apresentação dos resultados, sendo eles: Processos de formação acadêmica; Processos de formação e seus currículos/diretrizes vigentes; Trajetórias e práticas profissionais; Diferenças e/ou aproximações dos diferentes profissionais (geração e formação). A partir disso, chegamos a algumas inferências, como: há uma valorização pelo ensino do Jornalismo, praticamente, unânime entre os entrevistado; o distanciamento entre teoria e prática é apontado como um importante desafio na formação; o ensino necessita se atualizar para acompanhar as mudanças da profissão, principalmente, influenciadas pelos avanços tecnológicos; o mercado de trabalho, em geral, não estimula a qualificação dos jornalistas, especialmente quando trata-se do ensino teórico e reflexivo; a excessiva rejuvenização do mercado de trabalho é vista de forma negativa entre sujeitos de todas as gerações.por
dc.description.abstractThis research proposes to discuss the perceptions on the contribution of education in journalism to the professional practice of journalists graduated in the metropolitan region of Porto Alegre. Our problem is to investigate the relationship between the education and the professional practice through the individual perspectives of journalists. In order to present this discussion, a historical and normative resume of the practice of the profession and of the teaching of journalism was made to afterwards, comprehend the perceptions of the journalists considering the curricular, social and historical conjuncture of their studies and relate them to their professional performance. The methodology includes bibliographic and documental research, as well as semi-structured interviews and discursive analysis of imaginaries. In this research, we bring the interview technique in a reflective context and in which subjectivity is valued. Thereon, 18 interviewees were selected, based on the period of their graduation, areas of activity and gender. The semi-structured interview method were applied to this research corpus. In the analysis, we worked with the discursive analysis of the imaginaries and used four thematic axes as categories of presentation of results, namely: Academic instruction processes; Graduation processes and their current curricula/guidelines; Professional trajectories and practices; Differences and/or similarities amongst different professionals (generation and education). Henceforth, some inferences were made, such as: there is an appreciation for the instruction in Journalism, practically unanimous among the interviewees; the gap between theory and practice is pointed out as an important challenge in education; teaching needs to be updated to keep up with changes in the profession, mainly influenced by technological advances; the labor market generally does not encourage the qualification of journalists, especially when it comes to theoretical and reflective teaching; the excessive rejuvenation of the labor market is seen negatively among interviewees from all generations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2022-05-03T20:17:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Mestrado - Alícia da Silva Cabral Porto.pdf: 4034168 bytes, checksum: 5489d269bc583e048cda5d66ee1dbf6c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-05-04T12:04:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Mestrado - Alícia da Silva Cabral Porto.pdf: 4034168 bytes, checksum: 5489d269bc583e048cda5d66ee1dbf6c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-04T12:14:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Mestrado - Alícia da Silva Cabral Porto.pdf: 4034168 bytes, checksum: 5489d269bc583e048cda5d66ee1dbf6c (MD5) Previous issue date: 2022-03-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/183856/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Mestrado%20-%20Ali%cc%81cia%20da%20Silva%20Cabral%20Porto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Socialpor
dc.subjectEnsino do Jornalismopor
dc.subjectFormação Acadêmicapor
dc.subjectAtuação em Jornalismopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO que aprendem os jornalistas? uma análise das percepções de jornalistas sobre a relação entre formação acadêmica e práticas e profissionaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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