Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGalle, Lorita Aparecida Veloso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159304211602691por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981501635179618por
dc.date.accessioned2022-05-03T12:53:04Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10179-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta respostas à seguinte questão: De que modo as perguntas dos estudantes da Educação Básica, no ensino e na aprendizagem em Ciências, são abordadas em artigos científicos, de 2008 a 2019? Dessa forma, o objetivo geral do estudo foi: compreender o modo como as perguntas dos estudantes da Educação Básica, no contexto do ensino e da aprendizagem em Ciências, são abordadas em artigos científicos, de 2008 a 2019. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo Metanálise Qualitativa, tendo como corpus de análise os resultados presentes em artigos publicados em periódicos científicos. Em conformidade com a investigação, os artigos derivaram das seguintes bases eletrônicas: Google Acadêmico, Scopus e Web of Science. Para acessar as referidas bases, foram utilizadas estruturas de busca que congregaram os seguintes termos e suas variações: “pergunta do estudante”, “ensino”, “aprendizagem” e “Ciências”, sendo estes também empregados em língua espanhola e língua inglesa. Das buscas às bases supracitadas, considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 48 artigos, os quais foram examinados a partir da Análise Textual Discursiva. Do processo analítico, originaram-se 388 unidades de sentido, e de sua reunião emergiram três categorias: i) Caracterização das perguntas dos estudantes em Ciências; ii) Elementos relacionados e o incentivo aos estudantes para a proposição de perguntas em Ciências; iii) Possibilidades do emprego das perguntas dos estudantes no âmbito das atividades escolares em Ciências. Os resultados do estudo possibilitam ancorar a tese de que as perguntas dos estudantes se constituem como relevantes artefatos para o ensino e a aprendizagem em Ciências. A partir da análise, foi possível concluir que as perguntas contêm, em seu escopo, informações que podem auxiliar no trabalho docente, em especial, na organização de atividades escolares, e que, embora os discentes façam espontaneamente poucas indagações e de caráter superficial, essa situação pode ser revertida se receberem condições para tal. Portanto, é necessário que o professor se aproprie das informações expressas nessas indagações e faça uso delas para organizar e realizar suas aulas, valorizando a voz dos estudantes, considerando que as ações desenvolvidas no contexto da sala de aula podem repercutir na habilidade dos estudantes em propor novas perguntas, gradativamente, com mais qualidade. A inserção das perguntas dos estudantes no âmbito dos programas escolares do componente curricular de Ciências e de áreas correlatas possibilita a aproximação entre os conhecimentos escolares sistematizados e os de interesse dos estudantes, bem como o desenvolvimento de capacidades que transcendem ao campo conceitual.por
dc.description.abstractThis study presents answers to the following question: How did scientific papers published from 2008 to 2019 address questions asked by Basic Education students in Science teaching and learning? Hence, the general objective of this study is to understand the way that scientific papers published from 2008 to 2019 addressed questions asked by Basic Education students in Science teaching and learning. This study was carried out from a qualitative perspective characterized as Qualitative Metaanalysis. The corpus of analysis consisted of results presented in papers published in scientific journals as found on the following electronic platforms: Google Scholar, Scopus, and Web of Science. In order to access those platforms, the following descriptors and their variations in Portuguese were considered: student’s question”, “teaching”, “learning” and “Sciences”, also including their equivalents in Spanish and English. Considering the inclusion and exclusion criteria, 48 papers found suitable to help answer the guiding question were selected and examined through Discursive Textual Analysis. Three categories emerged from 388 units of meaning along the analysis: i) Characterization of Students’ Questions in Sciences; ii) Related Elements and Encouragement of Students to Ask Questions in Sciences; and iii) Possibilities of Using Students’ Questions in School Activities in Sciences. The results enabled the thesis that students’ questions are important artifacts in Science teaching and learning. It was possible to conclude that information found in the questions might help teachers design school activities, and although students do not ask many questions spontaneously and their queries are somewhat superficial, this situation could be reversed if they were given adequate conditions. Therefore, teachers should become acquainted with information brought up in their students’ questions and make use of them in their classes, in order to value the students’ voice, by considering that actions performed in the classroom setting may reverberate in the questions proposed by students. The insertion of students’ questions in the school programs of Sciences and related areas would both enable the approximation between systematized school knowledges and the students’ learning interests, and contribute to the development of skills that transcend the conceptual field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2022-04-29T17:54:35Z No. of bitstreams: 1 TESE LORITA GALLE VERSAO FINAL REVISADA_07042022_296f.pdf: 2431558 bytes, checksum: bf92b93edc87027909d8eb456cef13df (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2022-05-03T12:36:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE LORITA GALLE VERSAO FINAL REVISADA_07042022_296f.pdf: 2431558 bytes, checksum: bf92b93edc87027909d8eb456cef13df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-03T12:53:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE LORITA GALLE VERSAO FINAL REVISADA_07042022_296f.pdf: 2431558 bytes, checksum: bf92b93edc87027909d8eb456cef13df (MD5) Previous issue date: 2021-06-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/183806/TESE%20LORITA%20GALLE%20VERSAO%20FINAL%20REVISADA_07042022_296f.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerguntas dos Estudantespor
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Ciênciaspor
dc.subjectMetanálise Qualitativapor
dc.subjectAnálise Textual Discursivapor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectStudents’ Questionseng
dc.subjectScience Teaching and Learningeng
dc.subjectQualitative Meta-Analysiseng
dc.subjectDiscursive Textual Analysiseng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstudo sobre as perguntas dos estudantes em sala de aula de ciências : metanálise de artigos em periódicos - 2008 a 2019por
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE LORITA GALLE VERSAO FINAL REVISADA_07042022_296f.pdfLORITA_APARECIDA_VELOSO_GALLE_TES2.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.