Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMello, Vanessa Scalei-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1243886360290332por
dc.contributor.advisor1Cunha, Mágda Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8458521056981673por
dc.date.accessioned2022-05-03T11:50:34Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10177-
dc.description.resumoAudiências conectadas, trânsito entre telas, multiplicidade de oferta e formas de acessos. As possibilidades de consumo televisivo foram alteradas significativamente nas últimas décadas, especialmente com a emergência da sociedade em rede e da cultura da convergência. Diante das mutações comunicacionais e culturais que vivenciamos, esta tese questiona como se configuram as dinâmicas de consumo televisivo contemporâneo. Este estudo articula o pensamento de autores latino-americanos, como Martín-Barbero, Canclini, Scolari e Orozco Gómez, com as ideias de Jenkins, Bailén e Lotz como base teórico-epistemológica que fundamenta a pesquisa empírica. A partir de uma triangulação metodológica, que inclui entrevistas virtuais, construção de diários de consumo e observação do entorno comunicacional, o estudo pretende mapear os comportamentos de consumo televisivo que emergem das práticas cotidianas de sujeitos residentes em um grande centro urbano do Brasil. A cidade escolhida é Porto Alegre e oito residências compõem a amostra, que totaliza 16 pessoas. Com a ajuda do software NVivo, a análise dos resultados aponta para o aumento do consumo em streaming, de ficção seriada e de conteúdos transnacionais. A pandemia tem reflexos importantes nesse contexto, favorecendo a retomada de audiência conjunta na sala de estar e a preferência por narrativas seriadas longas. Novas temporalidades emergem nessa situação, com tempos individuais e coletivos em contraste com uma rotina formatada para abrigar o tempo da TV. O hábito de narrar o que se vê (especialmente em redes sociais) pauta escolhas junto com as recomendações algorítmicas e as indicações de amigos e especialistas.por
dc.description.abstractConnected audiences, transit between screens, multiplicity of supply and forms of access. The possibilities of television consumption have changed significantly in the last decades, especially with the emergence of the network society and the culture of convergence. In face of the communication and culture changes that we experience, this thesis is questioning how the contemporary consumption dynamics are set up. This study articulates the thought of Latin American authors, such as Martín-Barbero, Canclini, Scolari and Orozco Gómez, with the ideas of Jenkins, Bailén and Lotz as theoretical-epistemological basis that underlies the empirical research. Based on a methodological triangulation, which includes virtual interviews, the construction of consumption diaries, and observation of the communicational environment, the study intends to map television consumption behaviors that emerge from the daily practices of individuals living in a large urban center in Brazil. The city chosen was Porto Alegre and eight households make up the sample, which totals 16 people. With the help of NVivo software, the analysis of the results points to the increase in streaming consumption, of serialized fiction and transnational content. The pandemic has important reflections in this context, promoting the resumption of a joint audience in the living room and the preference for long narratives. New temporalities emerge in this situation, with individual and collective times in contrast with a routine formatted to accommodate TV time. The habit of narrating what one watches (especially on social networks) guides choices along with algorithmic recommendations and indications from friends and experts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2022-04-29T15:45:45Z No. of bitstreams: 1 VanessaScalei_tese_final.pdf: 3397842 bytes, checksum: 39eb922c8a776e923fa358f24f12c519 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-05-03T11:44:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VanessaScalei_tese_final.pdf: 3397842 bytes, checksum: 39eb922c8a776e923fa358f24f12c519 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-03T11:50:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VanessaScalei_tese_final.pdf: 3397842 bytes, checksum: 39eb922c8a776e923fa358f24f12c519 (MD5) Previous issue date: 2022-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/183839/VanessaScalei_tese_final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectAudiênciaspor
dc.subjectConsumo Midiáticopor
dc.subjectMediaçõespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleCartografia do consumo televisivo : as dinâmicas cotidianas da audiência em um cenário convergentepor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaScalei_tese_final.pdfVANESSA_SCALEI_MELLO_TES3,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.