Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZuanazzi, Vinícius Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1214403110932120por
dc.contributor.advisor1Hohlfeldt, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101630544687086por
dc.date.accessioned2022-04-12T12:37:35Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10136-
dc.description.resumoEsta dissertação estuda a imprensa alternativa brasileira, mais especificamente a atuação do cartunista Henfil durante o primeiro ano do jornal O Pasquim, entre junho de 1969 e junho de 1970. Neste período, Henfil participou ativamente do periódico, contribuindo para a sua consolidação como uma das mídias undergrounds mais representativas de oposição à ditadura militar. Os Fradinhos foram os primeiros personagens autorais de Henfil. Com eles, o desenhista atuou durante o início de O Pasquim, alcançando reconhecimento nacional pelo seu trabalho, marcado pela crítica aos bons costumes e ao conservadorismo. O grotesco é um elemento central nos Fradinhos, encontrado especialmente no personagem Baixinho, que contrapõe o comportamento de seu antagonista Cumprido. Buscamos analisar o grotesco contido nas histórias em quadrinhos de Henfil por meio dos conceitos de Victor Hugo (2007), Wolfgang Kayser (1986) e Mikhail Bakhtin (1996). Para realizar o estudo, nos valemos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), e sua metodologia de categorização. Dessa forma, repartimos os desenhos henfilianos nos grupos: religião, escatologia, sadismo e crítica de costumes e política. A partir desta segmentação, realizamos uma pesquisa de resgate histórico sobre a obra henfiliana, compreendendo o grotesco como seu cerne e os objetivos buscados com tal característica.por
dc.description.abstractThis research studies the Brazilian alternative press, specifically the work of the cartoonist Henfil at the first year of O Pasquim, between June 1969 and June 1970. Throughout this period, Henfil actively participated in the newspaper, contributing to its consolidation as one of the most representative underground medias against the military dictatorship. The Fradinhos were Henfil's first authorial characters. With them, the cartoonist worked at the beginning of O Pasquim, achieving national recognition for his work, which was marked by criticism of good customs and conservatism. The grotesque is a central element in Fradinhos’ stories, found especially in the character Baixinho, who acts in opposition to the behavior of his antagonist, Cumprido. We analyze the grotesque in Henfil's comics through the concepts of Victor Hugo (2007), Wolfgang Kayser (1986) and Mikhail Bakhtin (1996). In order to do this research, we used content analysis (BARDIN, 1977), and its categorization methodology. To do so, we divided Henfil’s drawings into groups: religion, eschatology, sadism and criticism of customs and politics. From this segmentation, we produced historical research about Henfil’s work and his way to use the grotesque.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2022-04-06T19:41:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado Vinícius Zuanazzi.pdf: 4934704 bytes, checksum: 81ed5684e2ea555a34ba6f36d04c3a7a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2022-04-12T12:28:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado Vinícius Zuanazzi.pdf: 4934704 bytes, checksum: 81ed5684e2ea555a34ba6f36d04c3a7a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-12T12:37:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado Vinícius Zuanazzi.pdf: 4934704 bytes, checksum: 81ed5684e2ea555a34ba6f36d04c3a7a (MD5) Previous issue date: 2022-03-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/183557/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20mestrado%20Vin%c3%adcius%20Zuanazzi.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Socialpor
dc.subjectImprensa Alternativapor
dc.subjectHenfilpor
dc.subjectO Pasquimpor
dc.subjectGrotescopor
dc.subjectSocial Communicationeng
dc.subjectAlternative Presseng
dc.subjectHenfileng
dc.subjectO Pasquimeng
dc.subjectGrotesqueeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleMastigando pedras : uma análise dos fradinhos no primeiro ano do jornal O Pasquimpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado Vinícius Zuanazzi.pdfVINÍCIUS_LIMA_ZUANAZZI_DIS4,82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.