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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desigualdades na educação superior : acesso e permanência de bolsistas ProUni na PUC-RS
Autor: Borba, Thamires Mielle 
Primeiro orientador: Salata, André Ricardo
Resumo: As chances de inserção numa posição de maior prestígio e remuneração no mercado de trabalho estão estreitamente relacionadas aos anos de estudo acumulados, fazendo com que os indivíduos busquem o maior grau de escolaridade possível. A educação superior no Brasil se desenvolveu marcadamente excludente e desigual; contudo, uma das transformações mais marcantes das últimas décadas foi a entrada de um número significativo de jovens oriundos das classes populares na graduação. Uma das principais vias de entrada foram as políticas públicas de inclusão, neste caso o Programa Universidade Para Todos (ProUni), voltado para a concessão de bolsas em instituições privadas. Embora discorra também acerca do acesso ao ensino superior, esta dissertação apresenta como tema central a permanência de alunos bolsistas ProUni na universidade, haja vista a importância de identificar as possíveis dificuldades que estes estudantes enfrentam durante sua trajetória neste nível educacional. Para desenvolver a pesquisa utiliza-se metodologia qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação posterior de questionário complementar. A amostra é composta por alunos bolsistas de cursos de prestígio médio-alto que ingressaram entre 2010 a 2014 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A partir desta pesquisa se verificam os avanços decorrentes do ProUni, bem como os desafios que ainda permanecem.
Abstract: The chances of insertion in a position of greater prestige and remuneration in the labor market are closely related to the accumulated years of study, causing individuals to seek the highest degree of education possible. Higher education in Brazil has developed markedly excluding and unequal. However, one of the most striking transformations of the last decades was the entry of a significant number of youngsters from the popular classes into the graduation. One of the main avenues of entry were public inclusion policies, in this case the University for All Program (ProUni), aimed at granting scholarships in private institutions. Although it also discusses access to higher education, this dissertation presents as a central theme the permanence of ProUni scholarship students in the university, given the importance of identifying the possible difficulties that these students face during their trajectory at this educational level. To develop the research, a qualitative methodology is used, with semistructured interviews and subsequent application of a complementary questionnaire. The sample is made up of scholarship students from prestigious middle-high courses who entered the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul between 2010 and 2014. From this research, the progress of the ProUni, as well as the challenges that remain, are verified.
Palavras-chave: Ensino Superior
Políticas Públicas
ProUni
Permanência
Acesso
Desigualdades
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7433
Data de defesa: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

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