Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSuecker, Simone Krause-
dc.contributor.advisor1Gessinger, Rosana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774933Z9por
dc.date.accessioned2016-08-10T12:03:59Z-
dc.date.issued2016-03-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6886-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo analisar quais fatores influenciam a motivação dos alunos nativos digitais para aprender. A investigação foi desenvolvida por meio de um estudo de caso com enfoque numa abordagem qualitativa e com alguns dados de natureza quantitativa. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores das disciplinas de Matemática, Química, Física e Biologia e 41 estudantes de uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede privada de Porto Alegre/RS. Como instrumentos na coleta de dados foram utilizados: questionário; entrevista; diário de campo contendo registros das observações realizadas em sala de aula. As informações coletadas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) da qual emergiram quatro grandes categorias: Perfil dos nativos digitais participantes da pesquisa; Contextualização do conteúdo como forma de despertar o interesse no aluno; Importância do vínculo afetivo para a aprendizagem; Motivação para aprender desencadeada pelo protagonismo e pela interação social. Para auxiliar na compreensão do fenômeno foram utilizados autores como Wallon (1995), Piaget (1999; 2014) e Vygotsky (1999) dentre outros; além das contribuições da neurociência segundo Lent (2001), Palmini (2010), Gazzaniga e Heatherton (2005) bem como outros neurocientistas. Os resultados obtidos evidenciam que: (a) os nativos digitais valorizam o protagonismo em atividades práticas em grupo na interação com os colegas (b) o relacionamento afetivo com o professor entusiasmado e bem-humorado contribui para o aprendizado gerando ambiente de confiança; (c) os conteúdos da aula devem ter utilidade, e ser contextualizados com a realidade dos alunos para que ganhem sentido e que possam ser significativos; (d) as Tecnologias de Informação e Comunicação são apreciadas pelos estudantes e aprovadas para serem utilizadas em aula por se aproximarem do seu cotidiano, além de proporcionarem interatividade com a tecnologia, na construção ativa do conhecimento, configurando mais um recurso para uma prática pedagógica motivadora da aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze which factors influence the motivation of the digital native students to learn. The investigation was developed through a case study focusing on a qualitative approach and some quantitative data. The research subjects are four teachers in the disciplines of mathematics, chemistry, physics and biology and 41 students in a class the first year of high school in a private school of Porto Alegre / RS. As instruments for data collection were used: questionnaire; interview; field diary containing records of observations made in the classroom. The data were analyzed by Discourse Textual Analysis (DTA) which emerged four major categories: Profile of digital natives research participants; Contextualization of the content as a way to spark interest in the student; Importance of bonding for learning; Motivation to learn triggered by the leadership and social interaction. To assist in the understanding of the phenomenon were used authors as Wallon (1995), Piaget (1999, 2014) and Vygotsky (1999), among others; beyond neuroscience contributions under Lent (2001), Palmini (2010), Gazzaniga and Heatherton (2005) and other neuroscientists. The results show that: (a) the digital natives value the role in practical group activities in interaction with peers (b) the affective relationship with the enthusiastic and humorous teacher contributes to generating learning environment of trust; (C) the class content should be useful and be contextualized with the reality of students to gain direction and which can be significant; (D) Information and Communication Technologies are appreciated by students and approved for use in class to approach their daily lives, and provide interactivity with the technology, the active construction of knowledge by setting another resource for teaching motivating practice learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-08-10T12:03:58Z No. of bitstreams: 1 DIS_SIMONE_KRAUSE_SUECKER_COMPLETO.pdf: 1520661 bytes, checksum: ef8863cb8eeb7092a1b59e6c71435119 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T12:03:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_SIMONE_KRAUSE_SUECKER_COMPLETO.pdf: 1520661 bytes, checksum: ef8863cb8eeb7092a1b59e6c71435119 (MD5) Previous issue date: 2016-03-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165940/DIS_SIMONE_KRAUSE_SUECKER_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectNEUROCIÊNCIApor
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA motivação para aprender do nativo digital pela perspectiva de professores, alunos e da neurociênciapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_SIMONE_KRAUSE_SUECKER_COMPLETO.pdfTexto Completo1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.