Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5707
Document type: Dissertação
Title: O conhecimento e a importância das métricas de marketing para gestores de médias e grandes empresas brasileiras
Author: Almeida, Alessandro Luiz Sica de 
Advisor: Sampaio, Claudio Hoffmann
Abstract (native): Um dos principais desafios do marketing é possibilitar a identificação dos resultados gerados a partir da realização de ações na área. Os indicadores de marketing surgem como uma ferramenta que auxilia na mensuração e avaliação do desempenho. Este trabalho tem como foco a identificação do conhecimento, utilização e importância atribuída aos indicadores de marketing por profissionais de médias e grandes empresas brasileiras. Através de um estudo qualitativo com 11 gerentes ou diretores responsáveis pela área de marketing, identificou-se os principais indicadores de marketing utilizados no país e, através de uma survey realizada pelo telefone com 234 gestores de marketing de médias e grandes empresas do país, constatou-se que os profissionais brasileiros têm alto grau de conhecimento dos indicadores, porém, que a utilização dos mesmos no Brasil é menor do que em países como Reino Unido e China, embora os profissionais atribuam uma maior importância aos indicadores do que os destes países. O estudo verifica relações entre características das empresas, a utilização e o grau de importância que atribuem aos indicadores. Por fim, são apresentadas as considerações finais, limitações da pesquisa e sugestões para estudos futuros
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PEQUENAS EMPRESAS - ADMINISTRAÇÃO
MÉDIAS EMPRESAS - ADMINISTRAÇÃO
MARKETING
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: ALMEIDA, Alessandro Luiz Sica de. O conhecimento e a importância das métricas de marketing para gestores de médias e grandes empresas brasileiras. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5707
Issue Date: 30-Aug-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
396187.pdfTexto Completo825.76 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.