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dc.creatorAlmeida, Alessandro Luiz Sica de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162404E5por
dc.contributor.advisor1Sampaio, Claudio Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:40Z-
dc.date.available2007-11-09-
dc.date.issued2007-08-30-
dc.identifier.citationALMEIDA, Alessandro Luiz Sica de. O conhecimento e a importância das métricas de marketing para gestores de médias e grandes empresas brasileiras. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5707-
dc.description.resumoUm dos principais desafios do marketing é possibilitar a identificação dos resultados gerados a partir da realização de ações na área. Os indicadores de marketing surgem como uma ferramenta que auxilia na mensuração e avaliação do desempenho. Este trabalho tem como foco a identificação do conhecimento, utilização e importância atribuída aos indicadores de marketing por profissionais de médias e grandes empresas brasileiras. Através de um estudo qualitativo com 11 gerentes ou diretores responsáveis pela área de marketing, identificou-se os principais indicadores de marketing utilizados no país e, através de uma survey realizada pelo telefone com 234 gestores de marketing de médias e grandes empresas do país, constatou-se que os profissionais brasileiros têm alto grau de conhecimento dos indicadores, porém, que a utilização dos mesmos no Brasil é menor do que em países como Reino Unido e China, embora os profissionais atribuam uma maior importância aos indicadores do que os destes países. O estudo verifica relações entre características das empresas, a utilização e o grau de importância que atribuem aos indicadores. Por fim, são apresentadas as considerações finais, limitações da pesquisa e sugestões para estudos futurospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396187.pdf: 845583 bytes, checksum: 0e993e25d0ddb46f0658670525fd1a5e (MD5) Previous issue date: 2007-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15405/396187.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectPEQUENAS EMPRESAS - ADMINISTRAÇÃOpor
dc.subjectMÉDIAS EMPRESAS - ADMINISTRAÇÃOpor
dc.subjectMARKETINGpor
dc.subjectAVALIAÇÃO DE DESEMPENHOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO conhecimento e a importância das métricas de marketing para gestores de médias e grandes empresas brasileiraspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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