Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4448
Tipo do documento: Dissertação
Título: A comunicação institucional digital no turismo : um estudo sobre os portais turísticos de Brasil e Espanha
Autor: Barretto, Ana Isaia 
Primeiro orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Resumo: Os portais, como fontes de informação e busca, estão cada vez mais presentes no ambiente organizacional. No Turismo, os portais turísticos qualificam e possibilitam outras formas de divulgação e contato das organizações e/ou destinos, rompendo barreiras, criando expectativas e despertando desejos nos usuários. Ao visualizar o cenário da Comunicação Turística Digital, a pesquisa objetiva evidenciar as ações institucionais nos portais do Ministério do Turismo (Brasil) e do Ministerio de Industria, Turismo y Comercio (Espanha); analisar as especificidades desses portais no que se refere à Usabilidade relacionada à Comunicação Turística e a WebRP, bem como sugerir uma metodologia para os portais turísticos sob a perspectiva da Comunicação Institucional Digital. Na busca por essa compreensão, utiliza-se a pesquisa exploratória, desenvolvida mediante técnicas de levantamento bibliográfico (STUMPF, 2006) e documental (MOREIRA, 2006) e contempla-se também a estratégia de estudos de casos múltiplos (YIN, 2001). Em relação ao Método, optouse pela Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995), utilizando-se para as análises as metodologias de Usabilidade (NIELSEN e TAHIR, 2002) e WebRP (STASIAK, 2009). A partir da Interpretação/Reinterpretação (THOMPSON, 1995) nos portais turísticos de Brasil e Espanha, propõe-se a Comunicação Institucional Digital Turística (CIDTUR), a fim de que os portais se estruturem de uma maneira objetiva dentro da Comunicação Turística Digital
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO DIGITAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
PORTAIS DA WEB
TURISMO - BRASIL
TURISMO - ESPANHA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: BARRETTO, Ana Isaia. A comunicação institucional digital no turismo : um estudo sobre os portais turísticos de Brasil e Espanha. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4448
Data de defesa: 31-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
431098.pdfTexto Completo1,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.