Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da reprovação à ascensão profissional : um processo em construção envolvendo vínculos entre avaliação em matemática e a realidade profissional
Autor: Diedrich, José Ambreu
Primeiro orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Resumo: O presente trabalho discute possíveis relações entre reprovação em Matemática no ensino médio e ascensão profissional. Destaca a necessidade do rompimento com o pensamento linear, tornando o processo avaliativo mais dinâmico e relevante para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e os dados foram tratados por meio da análise textual discursiva. Participaram da pesquisa sete sujeitos, que foram reprovados em Matemática no ensino médio, mas mostram sinais de sucesso na vida profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos de coleta de dados um questionário, para coleta inicial de dados gerais, e entrevista individual gravada em áudio, com a intenção de compreender as relações entre a reprovação em Matemática no ensino médio e a ascensão profissional dos sujeitos. Como destaque a alguns resultados, para evitar alguns insucessos escolares é necessário que: os professores valorizem mais as qualidades dos alunos do que as dificuldades; possibilitem e estimulem aos alunos a assumirem a sua aprendizagem; tenham coragem de transgredir procedimentos tradicionalmente adotados; valorizem o processo de aprender e não apenas os resultados; conheçam e valorizem o histórico do aluno e seus conhecimentos para planejar e realizar as ações de ensino. É muito importante apostar nos pontos fortes dos alunos e dar equilíbrio às dimensões cognitiva e afetiva. Também é necessário que a escola assuma a sua parcela de responsabilidade na reprovação dos alunos, promovendo ações para evitar o fracasso escolar e para estimular o sucesso dos alunos e não apenas evitar o seu insucesso.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
REPROVAÇÃO ESCOLAR
APRENDIZAGEM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: DIEDRICH, José Ambreu. Da reprovação à ascensão profissional : um processo em construção envolvendo vínculos entre avaliação em matemática e a realidade profissional. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355
Data de defesa: 19-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413104.pdfTexto Completo603,22 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.