Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3344
Document type: Dissertação
Title: Grupo de estudos : uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamental
Author: Kiss, Claudete 
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
Abstract (native): Este trabalho buscou investigar e descrever a evolução de um grupo de estudos em relação ao entendimento e à prática do construtivismo. A metodologia de pesquisa empregada foi a pesquisa-ação. Inicialmente, foram organizados temas relacionados às características do construtivismo. Esses temas abordam: uma análise histórica das tendências pedagógicas desde a Antiguidade até o construtivismo interacionista de Piaget e Vygotsky; o grupo de estudos como uma alternativa para qualificar a prática construtivista nas séries iniciais do ensino fundamental, incluindo a leitura e a discussão sobre essa teoria; a relação dos conhecimentos prévios com a construção de novos conhecimentos, com vistas à aprendizagem significativa; o papel do aluno que se torna sujeito no processo ensino-aprendizagem e o do professor que, enquanto sujeito afetivo, assume o papel de pesquisador e mediador; o processo de construção do conhecimento e a avaliação desse processo. A pesquisa realizou-se numa escola particular do município de Santo Ângelo e integraram o grupo de pesquisa quatro professoras regentes de turma, uma monitora e a professora de Espanhol, ambas das séries iniciais do ensino fundamental. As ações desenvolvidas ao longo das reuniões do grupo de estudos consistiram na identificação dos conhecimentos prévios das professoras sobre o construtivismo, no relato de situações práticas da docência dos sujeitos de pesquisa, em leituras, em discussões sobre o entendimento teórico dos membros do grupo e na análise de suas práticas. Foram empregados, como instrumentos de pesquisa, depoimentos escritos sobre a prática construtivista coletados no início e ao término do processo de investigação, bem como as transcrições das gravações das reuniões do grupo de estudos. A investigação permitiu concluir que o grupo de estudos é uma importante situação de aprendizagem, de socialização de conhecimentos e de experiências. Além de proporcionar a motivação para a pesquisa, caracteriza-se como um espaço, no qual os sujeitos de pesquisa podem refletir sobre a própria prática, reavaliando o trabalho que realizam, buscando novas possibilidades para atender à diversidade da sala de aula e reconhecendo que o construtivismo contribui para superar o ensino tradicional. No entanto, exige desacomodação do aluno e do professor. O grupo de estudos atua como uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamental.
Keywords: CONSTRUTIVISMO
ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM ESCOLAR
PRÁTICA DE ENSINO
GRUPOS - EDUCAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: KISS, Claudete. Grupo de estudos : uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3344
Issue Date: 29-Sep-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
385125.pdfTexto Completo670.07 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.